Ir para o conteúdo

"Um Dedo de Prosa com a Gestante" promove roda de conversa toda quinta-feira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

O projeto realiza rodas de conversa a fim de orientar as gestantes e os acompanhantes sobre o processo de gestação e sobre seus direitos, informar sobre os impactos da gravidez no corpo e no psicológico da gestante e sobre o período de amamentação. 

O objetivo do bate-papo é tornar todas as informações acessíveis e encontrar a solução para queixas recorrentes. Para isso, a orientadora do projeto e professora do Departamento de Nutrição (Denut) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Marília Alfenas de Oliveira Sírio, se reúne todas as quintas de manhã, na Policlínica de Ouro Preto, com as gestantes que aguardam a realização do ultrassom. 

No último encontro, as perguntas, respondidas pela bolsista Júlia Ciríaco Valente, foram focadas na azia e enjoo que as gestantes sentem. Paulina Carolina Barbosa, uma das presentes está na terceira gestação e gostou da iniciativa. "Achei muito importante para tirar todas as nossas dúvidas e da nossa família, se tivesse em todos os postos seria o ideal", comenta.

UM DEDO DE PROSA COM A GESTANTE - Este é um dos três programas vinculados ao projeto "Do ventre ao peito". Inicialmente, as reuniões com as gestantes ocorriam no Centro de Saúde da UFOP, mas, posteriormente, para ampliar o projeto e possibilitar a participação de mais mulheres, as reuniões passaram a acontecer na Policlínica, que também tem gestantes do SUS de Ouro Preto e distritos. 

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais