Ir para o conteúdo

UFOP lança programa “Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual”

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) lança o programa Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual na UFOP. O projeto busca trazer informações no que diz respeito à gestão menstrual para toda a comunidade acadêmica, além de promover a distribuição gratuita de absorventes para o corpo discente matriculado, incluindo mulheres cis, homens trans, pessoas não binárias e pessoas intersexo.
 
A elaboração do programa partiu das demandas recebidas de toda a comunidade estudantil e pretende realizar, além da oferta gratuita de absorventes em todas as unidades da UFOP, uma distribuição prioritária em quantidades suficientes para estudantes que menstruam, que contemplados pelas categorias A,B,C e D dos programas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). Outro objetivo do “Ciclo Saudável” são ações educativas e de conscientização sobre o tema, elas ocorrerão através de palestras, workshops e materiais, trazendo informações relevantes sobre cuidados menstruais, higiene íntima e aspectos físicos e emocionais relacionados ao ciclo menstrual.
 
De acordo com o professor Máximo Martins, Pró-reitor da Prace, esse passo é importante para que se quebre o constrangimento e a vergonha que muitas pessoas têm ao abordar o assunto. “Através do programa serão criados espaços de diálogo e conscientização quanto à saúde menstrual, fomentando a compreensão e solidariedade entre estudantes, professores e demais membros da comunidade acadêmica, contribuindo para a desconstrução de estigmas e tabus relacionados à menstruação.”
 
A questão da dignidade menstrual na UFOP já era abordada por outros projetos como o ManU e o Projeto Andorinhas, que integram o Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic). Partindo então da necessidade de tratar a fundo esse tema, foi elaborada, em 2023, a Comissão de Gênero, Diversidade e Ciclo Menstrual, composta por membros de diferentes unidades da UFOP. 
 
A professora Patrícia Moreira, co-fundadora do projeto Andorinhas e participante da construção do “Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual na UFOP”, ressalta a relevância do programa enquanto uma ação institucional, visto que, já existiam ações individuais de distribuição gratuita de absorventes na universidade. “Sabemos que os indivíduos em vulnerabilidade social precisam de ajuda para enfrentar a pobreza menstrual, pois muitas pessoas que menstruam e se encontram nesta situação deixam de frequentar ambientes acadêmicos e atividades na UFOP por causa disso. Segundo a ONU, o acesso à higiene pessoal é um direito e, este programa é mais uma atividade da Prace que garante a permanência digna dessas pessoas em nossa instituição”, conta.
 
 
No Brasil, a distribuição de absorventes nas farmácias populares está incluso no Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, criado pela Lei 14.214/2021. Para a estudante Ana Caroline, atendida pela avaliação socioeconômica da UFOP, essa iniciativa trará mais estabilidade para as pessoas que menstruam e que possuem poucos recursos para comprar esses produtos: “Vejo a iniciativa como algo muito necessário, pois o acesso básico e gratuito deve ser assegurado para todas as pessoas que menstruam em todas as universidades públicas.”
 
O programa já está com as atividades para este ano letivo definidas. De acordo com o professor Máximo, elas terão início ao fim da greve. A começar pelo cadastro das pessoas interessadas em participar do projeto, passo fundamental para entender melhor as necessidades da comunidade acadêmica e, em seguida, organizar a distribuição dos absorventes de maneira eficiente. “Além disso, estão previstas rodas de conversa que serão uma oportunidade importante para discutir abertamente sobre a menstruação, desmistificar tabus e fornecer informações valiosas sobre cuidados menstruais e higiene íntima”, conta.
 
Os interessados em receber absorventes gratuitos para a sua gestão menstrual, podem se inscrever por meio do formulário eletrônico.
 
 

 

Veja também

27 Maio 2024

O Projeto “Capoeira para Todos” faz parte do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da UFOP e tem o...

Leia mais

17 Abril 2024

O restaurante do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, informa os horários de funcionamento. Almoço: de...

Leia mais

3 Abril 2024

A distribuição das canecas foi realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis...

Leia mais

27 Março 2024

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) organizam a distribuição de canecas...

Leia mais