Ir para o conteúdo

UFOP ressalta a importância da vacinação contra a Meningite C

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
Reforçando a importância da vacinação na comunidade acadêmica, em especial após casos e um óbito por meningite meningocócica na região dos Inconfidentes, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) reafirma a sua preocupação com a doença, que pode ser prevenida por meio de intervenções como a intensificação vacinal e a profilaxia medicamentosa, de acordo com a conduta médica nos casos notificados.
 
A meningite C é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. É considerada uma doença endêmica em nosso país, com casos esperados ao longo de todo o ano e com ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno e das virais, na primavera e no verão.
 
Os sintomas e sinais frequentes da doença são: febre, vômitos, dor de cabeça, rigidez de nuca, aversão à luz, dor nas articulações, podendo também ocorrer o aparecimento de pequenas manchas cor violeta na pele.
 
Segundo especialistas, a transmissão ocorre de uma pessoa para outra através da liberação de secreções respiratórias, como saliva, espirro e tosse.
 
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes, com uma média de proteção de mais de 95% dos vacinados. 
 
Ofertada pelas prefeituras municipais de Mariana, João Monlevade e Ouro Preto, a vacinação é recomenda especialmente para os seguintes públicos:
 
População de 16 a 30 anos não vacinada.
Trabalhadores da saúde.
Trabalhadores da educação do ensino superior e técnico.
Estudantes universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas).
 
Confira os principais postos de vacinação em cada cidade:
 
Em João Monlevade:
UBS do Novo Cruzeiro e UBS Santo Hipólito: segunda a sexta - 8h30 às 10h30 e 13h às 15h.
Policlínica (antigo PA): segunda a sexta - 7h30 às 16h30. 
Demais UBSs: consulte os dias e horários de vacinação na unidade escolhida. 
 
Em Mariana:
Central de Imunização do Município de Mariana (antiga casa de Peninha): 8h às 15h. Consulte o dia da vacinação na Central. 
 
Em Ouro Preto:
A vacinação pode ser feita na UBS mais próxima. Consulte os dias e horários de vacinação na unidade escolhida. 
 
Observação:
É importante levar a documentação e o cartão de vacina. Para trabalhadores de saúde e da educação é importante a apresentação de documento que comprove seu vínculo empregatício. Estudantes universitários também devem comprovar seu vínculo com a instituição de ensino.
 

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais