skip to content

Projeto da Escola de Nutrição promove atendimentos para portadores de Síndrome Pós-Covid

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Sob coordenação das professoras Renata Adrielle e Sílvia Maurício, do Departamento de Nutrição Clínica e Social da UFOP, o grupo Gtan promove o teleatendimento nutricional para adultos que desenvolveram a Síndrome Pós-Covid. 
 
A síndrome foi um dos assuntos tratados na edição do Em Discussão, com o professor Alexandre Reis, e trata-se da manifestação de sintomas persistentes e prolongados da infecção de Covid-19, mesmo após a cura. É considerada Síndrome Pós-Covid (ou Covid longa) quando os sintomas persistem para além de 12 semanas após a infecção pelo vírus, com destaque para cansaço, disfagia, queda de cabelo, perda de massa muscular, fadiga e alteração de paladar e olfato. 
 
Com início das atividades em março, o projeto tem feito a captação de pacientes através de divulgação em redes sociais. No momento são atendidos seis adultos de Ouro Preto e região. Segundo a coordenadora Renata Adrielle, há planos para uma ampliação das ações, a fim de atingir mais pessoas.
 
Além do teleatendimento, o projeto de extensão promove atividades de educação alimentar e nutricional, constituindo-se ainda como um ambiente de prática para os alunos do curso de Nutrição. A intervenção dietética, compreendida como uma estratégia importante no tratamento destes indivíduos, visa recuperar a saúde e diminuir os impactos das sequelas deixadas pela Covid-19. Após o acompanhamento de três meses, é feito o encaminhamento a demais profissionais da atenção básica de saúde no sistema público do município de origem, em acordo com as necessidades de cada caso. 
 
O teleatendimento ocorre via agendamento, através do e-mail gtan.enut@ufop.edu.br, do número/ Whatsapp (31) 98404-4040 e do perfil no Instagram. Após a manifestação de interesse, é encaminhado um questionário onde o paciente deve indicar as principais queixas e fatores relacionados à nutrição, e marcada uma consulta on-line por vídeo chamada. 

Veja também

23 Novembro 2022

Estudantes da Escola de Minas e da Escola de Educação Física (EEF) da UFOP conquistaram a 4ª colocação na competição...

Leia mais

3 Novembro 2022

O Espaço Brincar é organizado pelo programa Maternidade e Universidade (ManU) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e...

Leia mais

26 Outubro 2022

O projeto Fios de Solidariedade realizou no Centro de Artes e Convenções da UFOP um evento de encerramento do Outubro...

Leia mais

25 Outubro 2022

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convida os estudantes da UFOP para participarem de uma pesquisa sobre os efeitos da pandemia...

Leia mais