Ir para o conteúdo

Gephar produz cartilha sobre uso racional de medicamentos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

A cartilha foi elaborada pelos alunos Marialice de Oliveira, Rafael Vieira Duarte e Samantha D. V. Tonidandel como trabalho final do curso de Farmácia com ênfase em Assistência Farmacêutica. A ideia é ajudar a população a usar os medicamentos de uma maneira melhor, mais racional. Os estudantes fazem parte do Grupo de Estudos Farmacêuticos (Gephar), que desenvolve trabalhos de conclusão de curso e projetos de extensão e de pós-graduação na área. São projetos e ações que abarcam de forma ampla a educação em saúde, estudos sobre medicamentos, publicações sobre saúde da mulher, e práticas integrativas e complementares. 

A coordenadora do grupo, a professora Elza Conceição de Oliveira, ressalta a importância do produto: "A importância desse tipo de material para a população reside no fato de que nem todos entendem para que servem e como devem ser adequadamente utilizados seus medicamentos. E isso gera graves problemas sociais, clínicos e econômicos, tanto para a população quanto para o governo". 

A cartilha contém informações importantes, como dicas de perguntas que devem ser feitas durante a consulta, modelos de receitas médicas, orientações sobre como ingerir, armazenar e descartar os remédios, entre outras.

"Pretendemos continuar produzindo materiais que possam educar a população com relação a medicamentos, saúde, plantas medicinais, terapias não medicamentosas, terapias integrativas, direitos humanos, ética e todo e qualquer conteúdo de interesse que possa promover o bem-estar social e a cidadania", complementou Elza. No curso de Farmácia, os estudantes são estimulados a participar do Gephar em todas as etapas da graduação e da pós-graduação. 




 

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais