skip to content

Fios de Solidariedade chega a sua quarta edição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fábio Carvalho

O câncer de mama é um tema de muita comoção, visto os índices que apontam que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Nesse sentido, o Fios de Solidariedade exerce um papel social e solidário, para prevenir a doença e promover a auto estima em pacientes diagnosticadas ou em recuperação, além de oferecer uma programação que beneficie todas as mulheres.

A campanha Fios de Solidariedade vem acontecendo tradicionalmente há 4 anos e, nesta edição, foi além da doação de cabelos. Oficinas, apresentação musical e sorteios fora realizados quarta-feira (18), no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb); na quinta (19) ocorrerão também palestras e atividades voltadas para conscientização da saúde da mulher.

"Todas que recebem esses fios de cabelo, recebem também nosso amor e energia", afirma a cabeleireira Teresa Cristina Chagas, que participa da ação há alguns anos como voluntária cortando os cabelos das doadoras, além de garantir um bom visual no corte. 

natalia_ladeira.jpg

Fábio Carvalho
Natália Ladeira Milagres doou seu cabelo para a campanha
Rosana Gonçalves, criadora e organizadora do projeto, conta que, ao longo desses quatro anos, a comunidade ouropretana tem respondido muito bem ao Fios, seja com doações ou participando da programação. "Esse ano queremos doar tudo que possa ajudar a paciente na sua recuperação", afirma. Além disso, Rosana ressalta a importância da ação para a Universidade, "a questão do câncer de mama é muito delicada, principalmente para as mulheres. E a população universitária da UFOP, incluindo técnicos e docentes, é, em sua maioria, mulher".

O evento contou com a presença de profissionais voluntárias e participantes de todas as idades. Natália Ladeira Milagres cursa Engenharia Ambiental na UFOP e esteve no evento para doar seu cabelo. "Estou muito feliz de ter contribuído, espero que a pessoa que receba o meu cabelo seja muito feliz também", afirma. Já Laís Mendes Cardoso, de 12 anos, compareceu especialmente para a oficina de turbante, ministrada por Iara Fernandes. 

lais_mendes.jpg

Fábio Carvalho
Laís Mendes tem 12 anos e participou da oficina de turbante


Sempre voltada para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a campanha é vinculada ao Mais Saúde, programa institucional da UFOP que desenvolve eventos voltados para as campanhas da área da saúde, como o novembro azul, mês de combate ao câncer de próstata, e o dezembro amarelo, mês de combate à Aids, além de serviços de acompanhamento médico de todos os servidores da Universidade. 


Na quinta (19), ocorrerão as seguintes palestras: 

Prevenção, Acompanhamentos e Cuidados; 
Direitos do Paciente com Câncer; 
Acompanhamento terapêutico e psicológico dos pacientes e familiares.

Confira a programação completa e inscreva-se.

Confira mais fotos.

Veja também

18 Setembro 2018

A Área de Saúde Ocupacional da UFOP, que sedia a Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor...

Leia mais

18 Setembro 2018

As atualizações de cadastro podem ser feitas na Secretaria de Saúde de Ouro Preto, na rua Mecânico José Português, 240,...

Leia mais

14 Setembro 2018

A programação é composta por workshops , rodas de conversa, atividades de dança, artesanato e esporte na Universidade Federal de...

Leia mais

13 Setembro 2018

Nos dias 13 e 20 de setembro (quintas-feiras), em virtude do recolhimento das vacinas pela Rede de Frio, a Sala...

Leia mais