skip to content

Abrace será estendido ao Icea em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
As sessões do Abrace, grupo de acolhimento criado em 2019, aconteciam na Escola de Medicina (Emed), no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, e atualmente são realizadas remotamente. Após a pandemia, a proposta é levar as atividades também para o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade. 
 
A iniciativa é do diretor do Instituto, Thiago Augusto da Silva, e da secretária do Departamento de Engenharia Elétrica (Deelt), Liziane Bruna Barcelos, que desejavam criar um grupo de apoio no Icea. Ao tomarem conhecimento do projeto Abrace, entraram em contato com o professor Aisllan Assis, coordenador do projeto, e apresentaram a proposta. "Queremos ter um ambiente acolhedor, de ajuda mútua entre os alunos", comenta Liziane. 
 
Um dos principais objetivos do projeto é acompanhar e acolher os estudantes para promover uma experiência positiva no período vivido na Universidade. "A gente sabe que muitas vezes os alunos não conseguem lidar com as dificuldades do curso e da pressão de se habituarem a um lugar novo, o que ocasiona um desgaste emocional muito grande. Ou seja, fica muito claro que o nosso principal objetivo é promover esse ponto de apoio, carinho, cuidado e atenção", assinala a servidora.
 
O projeto é direcionado não só aos alunos, mas também aos servidores do Instituto. A coordenação do Abrace no Icea vai contar também com a administradora do campus, Roneimar Rosa Valamiel, e com o estudante de Engenharia da Computação Caio Costa Vieira. 
 
Atualmente os encontros do Abrace acontecem pelo Google Meet, às quartas-feiras, às 17h, com limite de 12 participantes. Quando as atividades presenciais retornarem, a proposta é manter as sessões semanais.
 
Confira o calendário das próximas sessões remotas. 
 
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto ou mande e-mail para abraceufop@gmail.com

 

Veja também

23 Novembro 2022

Estudantes da Escola de Minas e da Escola de Educação Física (EEF) da UFOP conquistaram a 4ª colocação na competição...

Leia mais

3 Novembro 2022

O Espaço Brincar é organizado pelo programa Maternidade e Universidade (ManU) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e...

Leia mais

26 Outubro 2022

O projeto Fios de Solidariedade realizou no Centro de Artes e Convenções da UFOP um evento de encerramento do Outubro...

Leia mais

25 Outubro 2022

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convida os estudantes da UFOP para participarem de uma pesquisa sobre os efeitos da pandemia...

Leia mais