Ir para o conteúdo

UFOP recebe prêmio Capes-Elsevier de instituições com maior número de pesquisas em ODS da ONU

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está entre as 13 instituições brasileiras reconhecidas pela contribuição de maior impacto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A UFOP se destacou na ODS 5: Igualdade de Gênero. A entrega da premiação foi durante a 5º edição do Prêmio Capes-Elsevier, realizado na última terça-feira (5), em Brasília. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra representou a UFOP e recebeu a premiação.
 
A reitora Cláudia Marliére comemorou o reconhecimento e reafirmou o compromisso da Universidade. "A igualdade de gênero não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um compromisso constante com a justiça, a diversidade e a inclusão", disse.
 
O trabalho da Universidade na luta pela igualdade de gênero em suas pesquisas se estende também à prática. Em 2019, a UFOP instituiu as normas e procedimentos para os casos de violência contra a mulher com a criação da Ouvidoria Feminina. A iniciativa conquistou um prêmio no 1º Concurso Boas Práticas, do Ministério da Educação (MEC). Concorrendo na categoria "Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria", o órgão ficou em primeiro lugar entre seis participantes.
 

premio.jpg

Arquivo Pessoal
Prêmio Capes-Elsevier
 
ODS NA UFOP - A Universidade tem trabalhado para aplicar os ODS às pesquisas há algum tempo. Em 2020, o tema do Encontro de Saberes, evento que reúne todas as ações de pesquisa, ensino, extensão e internacionalização da Universidade, foi a Agenda 2030. Foram incluídas na programação conferências relacionadas ao assunto e, entre os convidados, estava o diretor do Centro de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e Caribe (CODS), o colombiano Felipe Castro, da Universidad de Los Andes. Veja como foi a conferência.
 
Além disso, desde 2021, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) pede o Enquadramento dos Projetos de Iniciação Científica às Metas da Agenda 2030. Para a pró-reitora da Proppi, Renata Guerra, as pesquisas que abordam a igualdade de gênero desempenham um papel crucial na construção de sociedades mais justas e equitativas. Ela afirma que "ao destacar desafios e soluções, essas publicações contribuem para um diálogo informado e para a promoção de mudanças significativas em direção à igualdade de gênero em todo o mundo".
 
Participaram da premiação a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, além do diretor de programas da Capes, Laerte Ferreira, a gerente de contas do Brasil, Ana Luisa Maia e o diretor regional de vendas para a América Latina, Ezequiel Farré.
 
Para Mercedes, os prêmios são importantes e destacam o trabalho da comunidade científica. “Eu fico feliz em entregar esse prêmio e ofertar isso aos nossos pesquisadores pelas ações que merecem destaque nas universidades. Esses trabalhos premiados passaram pelo período da pandemia e tiveram êxito e isso é indicativo de resiliência dos pesquisadores no trabalho com os temas premiados nesse evento”.
 
PRÊMIO CAPES-ELSEVIER - De acordo com dados da Elsevier, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. O prêmio homenageia as instituições que contribuem para o desenvolvimento científico nacional e os vencedores são selecionados a partir de análises da produção científica e métricas extraídas da ferramenta SciVal, da Elsevier.
 
Para esta edição, os vencedores foram selecionados a partir do indicador que analisa a porcentagem das publicações entre as top 10% mais citadas em cada ODS. Também foram elegíveis para concorrer ao prêmio as instituições com mais de 2.000 documentos nos últimos 5 anos (2018-2022) e, ainda, as top 100 instituições com contribuição a cada ODS.
 
ODS - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas no Brasil e no mundo. Saiba mais.
 

capes.jpg

Representantes de Instituições Federais recebem o prêmio Capes-Elsevier

Veja também

13 Março 2025

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), pelo Departamento de Jornalismo (Dejor) e pelo curso de Jornalismo da UFOP,...

Leia mais

10 Março 2025

A pesquisadora Lívia Sanglard, aluna do curso de Direito da UFOP, está desenvolvendo um estudo que busca implementar em Ouro...

Leia mais

27 Fevereiro 2025

Intitulada por "Por uma infância sem racismo: pesquisas, práticas e formação de professores", a obra foi organizada pela professora do...

Leia mais

26 Fevereiro 2025

O curso de capacitação para os coordenadores e secretários de pós-graduação da Universidade teve como tema as bolsas de pós-graduação,...

Leia mais