A professora Márcia Ambrósio, do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP, vai participar do Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias Nascimento: Contextos Multiculturais, Resistências Amefricanas e Inovação Pedagógica. No evento, a docente vai compor a mesa a ser realizada na quinta (5), às 14h, intitulada "Formação docente em contexto sociocultural", que aborda os aspectos socioculturais da docência acadêmica, como práticas formativas de diversidade, inclusão e justiça social.
A professora vai debater a formação docente a partir das suas experiências na UFOP. "Farei uma interface com as implicações do uso das tecnologias e da inteligência artificial generativa nos processos de aprendizagem, bem como com pesquisas que venho desenvolvendo ao entrecruzar avaliação formativa e autoria discente e docente, com ênfase no uso do e-portfólio e em práticas mediadas por tecnologias digitais", explica.
A mesa é mediada pela professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Maristela Meidlej. O debate também conta com a participação do professor Antenor Rita Gomes, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e das professoras Alice Mendonça e Dora Pombo, ambas da Universidade da Madeira (UMa).
O seminário tem como objetivo debater e divulgar produções acadêmicas e experiências pedagógicas no campo das aprendizagens emergentes e diversidade no século XXI, voltados para as comunidades multiculturais de aprendizagem e para educação das relações étnico-raciais. O encontro faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da Capes.
O evento acontece de forma híbrida, e as inscrições devem ser feitas pelo
formulário.
Para mais informações, acesse o
site do evento.