Ir para o conteúdo

Ouvidoria Feminina da UFOP recebe premiação em Brasília

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Assessoria de Comunicação Social do MEC
A Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu nesta terça (28), em evento realizado em Brasília, o prêmio do 1º Concurso Boas Práticas do Ministério da Educação (MEC). Concorrendo na categoria "Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria", a Ouvidoria ficou em primeiro lugar entre seis participantes. O objetivo do concurso é estimular e reconhecer as ações de gestão desenvolvidas para a promoção e o aprimoramento da governança, transparência e integridade pública no âmbito federal da educação. A premiação aconteceu na abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno do MEC. 
 
Para a reitora Claudia Marliére, receber essa premiação é motivo de orgulho para toda a Instituição: "Este prêmio mostra uma ação assertiva da UFOP que, desde 2017, vem, de forma exaustiva, implantando e mostrando a importância de uma Ouvidoria Feminina que garanta uma política institucional de acolhimento que reconhece e estabelece processos de denúncia e enfrentamento à violência de gênero". 
 
A reitora destaca ainda os desafios que são enfrentados pelo órgão e como essa premiação colabora para o fortalecimento do trabalho de todos: "São inúmeros os desafios que temos enfrentado, mas um prêmio deste nos fortalece para continuarmos lutando e conquistando mais espaços que garantam, com políticas como a nossa, que já está institucionalizada através da Resolução Cuni nº 2.249, que não toleramos violência de gênero na UFOP". 
 

mec.jpg

Angelo Miguel/MEC
Representantes de Instituições Federais recebem premiação
 
A coordenadora da Ouvidoria Feminina, professora Flávia Máximo, acrescenta que a premiação "é um reconhecimento do trabalho histórico de mulheres da UFOP e da comunidade. Esperamos que esse prêmio fortaleça nossa Ouvidoria para que possamos continuar a acolher e encorajar mulheres a enfrentar a violência interseccional de gênero que existe em qualquer instituição", completa.
 
Na cerimônia, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, parabenizou todos os vencedores das 12 iniciativas — do MEC e de autarquias, empresas públicas, universidades e institutos federais. “A educação é feita por todos nós do esforço de cada profissional na universidade, no instituto, no município e no estado. Cada agente público dentro do seu estado, do seu espaço, enfrentando as limitações e desafios, tem o potencial de fazer melhor, promover a qualidade e tornar o processo educativo cada vez mais aprimorado, para que a educação seja o que o Brasil deseja e precisa”, afirmou. 
 
Marcaram presença na cerimônia a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio; a secretária de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, Janaína Farias; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques; o secretário substituto da Secretaria de Educação Superior, Alexandre Brasil; e o assessor parlamentar do MEC, Léo de Brito. 
 
A lista dos ganhadores de cada categoria pode ser acessada no site do MEC. 
 
Para mais informções, acesse.
 
Saiba mais sobre a Ouvidoria Feminina da UFOP.

Veja também

21 Fevereiro 2024

Em março, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui o Dia...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai receber a visita do subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado...

Leia mais

18 Fevereiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Reitoria e da direção da Escola de Direito, Turismo e Museologia,...

Leia mais

15 Fevereiro 2024

Em Mariana, na quinta (15) e na sexta-feira (16), haverá atendimento somente no RU do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).

Leia mais