Ir para o conteúdo

Novo Conselho traz maior representatividade à Pesquisa e Pós-Graduação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O novo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação é um dos três novos órgãos que surgem em decorrência da divisão do Cepe. A organização terá o poder de decidir as políticas de pesquisa e pós-graduação da Universidade.
 
Atualmente UFOP conta com 34 programas de pós-graduação stricto sensu, que incluem 24 cursos de mestrado, 8 cursos de mestrado profissional e 15 cursos de doutorado. Os 34 coordenadores participam hoje da Câmara de Pós-Graduação, órgão consultivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). 
 
O novo órgão vai assumir o papel da Câmara de Pós-Graduação, integrando os 34 coordenadores de cursos stricto sensu, um coordenador de curso lato sensu, oito técnicos de graduação em educação e aumentando a participação de discentes e docentes que não são da área de pós-graduação.  
 
O Conselho será presidido pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Aquino, que elenca vantagens e desafios da iniciativa. "A criação do conselho é importante para a Universidade, pois vai dar uma maior representação para os discentes e técnicos administrativos, permitindo a participação e dando poder de voto a docentes e discentes que não estão vinculados a programas de pós-graduação. Também traz desafios, pois é preciso que os novos membros se envolvam efetivamente para garantir uma representação de qualidade e participação efetiva", afirma. 
 
Veja as mudanças:
 
HISTÓRICO - O procedimento para implementação no novo estatuto foi iniciado com a sua aprovação em Assembléia Universitária realizada em 2017. Depois, o Cuni aprovou o texto, que está na Resolução nº 1.868 e foi alterado na de nº 1869, e o encaminhou para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com retorno em maio de 2019.
 
Em sequência, foi criada a Comissão de Transição para Implementação do Novo Estatuto e, em dezembro de 2019, foi finalizada a proposta para criação dos novos conselhos superiores. Em maio deste ano, devido à dificuldade de se prever quando será possível um encontro presencial, o Cuni aprovou a resolução que define os procedimentos para criação dos novos conselhos. A ideia é retomar essa ação tão logo as atividades presenciais sejam iniciadas.
 
Leia mais:
 
 
 
 
 

 

Veja também

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais