Ir para o conteúdo

Manutenção da assistência estudantil nas IFES é assunto em fórum de pró-reitores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Andifes
O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) se reúne hoje (29) e amanhã (30) em Brasília para seu encontro semestral. Nesses dois dias, os gestores vão trocar experiências, debater a conjuntura nacional e avaliar as perspectivas para as ações afirmativas nas universidades pelos próximos anos.
 
Neste semestre, a UFOP  contempla com a bolsa permanência — auxílio concedido de acordo com a necessidade do aluno — 2,3 mil estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação presenciais. Desde o semestre passado, todos eles passaram a ter o benefício integral do auxílio alimentação. "A nossa principal pauta nesta reunião é a manutenção da assistência estudantil nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)", explica a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Natália de Souza Lisboa, que representa a UFOP no Fórum.
 
Um dos objetivos do Fórum é criar uma mobilização para que o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estabelecido por decreto, torne-se lei. Para isso, os representantes de universidades vão se encontrar com deputados federais que se mobilizam pela educação, para que uma proposta seja apresentada no Congresso.
 
COMISSÃO – Os pró-reitores aproveitam o encontro para trocar experiências sobre as comissões de heteroidentificação, que vêm sendo criadas em diversas universidades para evitar fraudes na aplicação da Lei de Cotas. Na UFOP, a comissão atua nas matrículas desde o semestre 2018/2.
 
Segundo Natália, as comissões e o diálogo sobre a sua atuação são questões importantes, já que "as Universidades têm as cotas e é necessário instrumentalizá-las". Na UFOP, de acordo com a Lei de Cotas, 50% do total de vagas ofertadas são reservadas para alunos de escolas públicas, incluindo pessoas que se autodeclarem pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência. Metade das vagas reservadas são para pessoas que vêm de famílias com baixa renda. Entenda como funcionam as cotas na UFOP.
 
ENCONTRO REGIONAL - Na útima semana, os pró-reitores das Ifes da região sudeste se encontraram na Universidade Federal do ABC (UFABC). A pauta da reunião foi similar à Nacional e precedeu o debate com um ponto de vista mais regional. Confira como foi o debate:
 

Veja também

17 Abril 2024

O restaurante do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, informa os horários de funcionamento. Almoço: de...

Leia mais

3 Abril 2024

A distribuição das canecas foi realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis...

Leia mais

27 Março 2024

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) organizam a distribuição de canecas...

Leia mais

8 Março 2024

Estão disponíveis os editais do primeiro semestre de 2024 para seleção de estudantes para as moradias universitárias. Os editais trazem...

Leia mais