Ir para o conteúdo

Capes aprova mestrado em Turismo e Patrimônio da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O projeto de mestrado acadêmico interdisciplinar em Turismo e Patrimônio é vinculado ao curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Este é o primeiro curso de pós-graduação da área em Minas Gerais. No país, são apenas seis mestrados acadêmicos e quatro doutorados, além de três mestrados profissionais.
 
O curso já foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da área interdisciplinar da Capes, mas ainda há outra etapa: a aprovação pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O órgão vai deliberar sobre a autorização e o reconhecimento do curso. Somente após a homologação do resultado pelo ministro da Educação é que o curso poderá se iniciar com a implantação do colegiado.
 
A coordenadora do programa, Maria do Carmo Pires, professora do Departamento de Turismo, destaca a relação da UFOP com o tema do mestrado, já que a Universidade está inserida em uma região reconhecidamente importante por seu patrimônio cultural e natural. "Essa proposta de criação de um programa de pós-graduação em Turismo e Patrimônio, o primeiro da área interdisciplinar na UFOP, parte do pressuposto da necessidade de se pensar a relação e os usos dos bens culturais que constituem nosso patrimônio pelo Turismo como uma alternativa para as cidades mineiras consideradas 'históricas'".
 
O novo curso tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício profissional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo interdisciplinar, focando na relação entre turismo e patrimônio e suas condições de sustentabilidade. Pretende tornar esses profissionais aptos a desenvolver pesquisas voltadas para o conhecimento e valorização do patrimônio da região e de sua importância para o turismo, além de capacitar os discentes, possibilitando-os desenvolver as habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho, zelando pela qualidade e pela eficácia na gestão do turismo de forma sustentável, para a preservação do patrimônio. 
 
Com isso, a professora afirma que o mestrado traz para a Região dos Inconfidentes uma contribuição para a diversificação da economia local. "Apesar do grande potencial e da existência de programas voltados para o desenvolvimento regional por meio do turismo, as cidades mineiras ainda não conseguem se desvencilhar da dependência econômica vinculada aos setores da mineração", afirma.
 
Inicialmente o curso vai contar com 14 professores de diferentes departamentos: Turismo, Museologia, Direito e Educação e Tecnologia, do Centro de Educação Aberta e à Distância (Cead). Serão ofertadas vinte vagas anuais.

Veja também

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais

27 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail mpec@ufop.edu.br até o próximo domingo (3). O resultado será divulgado...

Leia mais

26 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Propem) até a próxima quarta-feira...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - nível mestrado profissional (MPEC), da Universidade Federal de Ouro...

Leia mais