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Ouvidoria

A ouvidoria é um canal para o usuário apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre o usuário e a Administração Pública (órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). 
 
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos pelo Fala.BR, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação. 
 
 
As manifestações dos tipos Simplifique, Sugestão, Elogio, Solicitação, Reclamação e Pedido de Acesso necessitam da realização de cadastro no sistema (login e senha). 
 
Já a Denúncia pode ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma anônima. O manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação. Esse tipo de manifestação é tratado como comunicação de irregularidade, nos termos do Decreto nº 9.492/2018. 
 
Ouvidor da Universidade Federal de Ouro Preto: Américo Tristão Bernardes.
 
 
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
 
A Universidade Federal de Ouro Preto possui também uma ouvidoria própria que institui normas e procedimentos a serem adotados para casos de violência contra a mulher no âmbito da Universidade, ou seja, compreende os limites geográficos da Instituição, os locais de desenvolvimento de atividades acadêmicas, os locais de convivência acadêmica e as moradias universitárias. 
 
A UFOP é a segunda Universidade Federal a apresentar uma resolução para casos de violência contra a mulher. Na Instituição, o órgão responsável por receber as denúncias e atender às demandas específicas será a Ouvidoria Feminina Athenas. 
 
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Fala.BR ou pelo e-mail ouvi.feminanaufop.sico@ufop.edu.br. Acesse também a cartilha da Ouvidoria Feminina da UFOP.