Ir para o conteúdo

Ex-aluna da UFOP terá artigo apresentado em evento internacional de comunicação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Ex-aluna do curso de Jornalismo, no qual se formou em 2015, e mestra em Comunicação também pela UFOP em 2020, Ester Louback Ferraz se apresentará na 19ª edição do Summer Food & Drink Studies, evento internacional de pesquisadores em cultura e história alimentar.
 
O artigo a ser apresentado, "Palm oil: experience of food traditions on the television show Bela Cozinha Verão", é fruto de sua pesquisa de mestrado, em que estudou as transformações alimentares decorrentes do processo de industrialização da comida no programa culinário "Bela Cozinha Verão".
 
A jornalista observou como a apresentadora Bela Gil constrói uma perspectiva de alimentação saudável com base na culinária baiana. No artigo, Ester deu maior enfoque ao dendê, ingrediente que marca o imaginário da culinária tradicional do estado. A pesquisa teve como centro a pergunta: O que pode o alimento mostrar quando este se torna o tema central de um programa de culinária? — em especial, numa época marcada pelo apagamento dos modos de produção do alimento e pela industrialização das práticas alimentares.
 
O evento tem como objetivo ajudar e encorajar estudantes e pesquisadores juniores a percorrer seus caminhos, possibilitando que se relacionem com acadêmicos renomados e referências em suas áreas. Favorece também a ligação entre pesquisadores e estudantes de diversos países, tornando possível que se encontrem fora de qualquer barreira disciplinar. 
 
O Summer Food & Drink Studies acontecerá entre 29 de agosto e 3 de setembro de 2022, em La Croix Montoire, Tours, na França.

Veja também

25 Março 2024

O estudo, que é realizado de forma colaborativa entre universidades brasileiras e estrangeiras, pretende ressignificar medicamentos disponíveis para o tratamento...

Leia mais

16 Agosto 2022

Os manuscritos originais, datados do século XIX e início do século XX, foram entregues na sede da Banda Euterpe Cachoeirense,...

Leia mais

24 Junho 2022

A pesquisa intitulada "A trabalhadora negra em debate: imbricações biográficas na produção acadêmica de administração" traz reflexões que vão além...

Leia mais