Com o tema "Preservando o legado: integrando o passado com novas tendências arquivísticas para garantir um futuro seguro", a Coordenadoria do Arquivo Central da UFOP promoveu o VIII Encontro Nacional dos Arquivistas e Técnicos das Instituições Federais de Ensino Superior (Enarquifes), na sexta (10), no auditório do Departamento de Engenharia de Minas.
O evento, realizado pela Rede Arquifes, reúne a cada dois anos pesquisadores e profissionais da área para analisar, discutir e aperfeiçoar ações relacionadas às atividades arquivísticas das instituições. Nesta edição, estiveram presentes cerca de 80 profissionais de diversas regiões do país, promovendo o intercâmbio de experiências e práticas da área.
A abertura contou com a presença da reitora em exercício, Roberta Froes, e do coordenador do Arquivo Central, Zenóbio dos Santos Júnior. Da UFOP, participou também o técnico de arquivo Alexandre Choze, que apresentou o projeto "Assentamento Funcional Digital (AFD Legado)".
Roberta enfatizou a importância de parte do evento ter sido realizado na UFOP. "Isso reforça ainda mais a necessidade de conhecermos nossos setores, suas especificidades e relevância para o bom funcionamento da instituição. Ter o auditório cheio de arquivistas e [profissionais de] cargos afins, de várias partes do país, compartilhando suas vivências, só fez engrandecer e ressaltar sua relevância para a Instituição", afirmou.
Zenóbio também manifestou a alegria em receber o Enarquifes na UFOP. "Foi uma oportunidade de apresentar nossos projetos e fortalecer as trocas entre profissionais de todo o país", assinalou.
O coordenador-geral de Desenvolvimento e Análise de Instrumentos de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional, Djalma Mandu de Brito, também presente no encontro, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe do Arquivo Central da UFOP. "As ações revelam uma gestão documental exemplar, que alia economia de recursos públicos à preservação de acervos de valor permanente, fundamentais para a memória institucional e para a pesquisa acadêmica", disse.
Os participantes do encontro puderam visitar as instalações do Arquivo Central, no Centro de Convergência, e o Museu da Farmácia, no Centro Histórico de Ouro Preto, conhecendo de perto o trabalho de preservação dos acervos mantidos pela Universidade. A coordenadora de Memória Institucional do Instituto Federal da Bahia, Tassila Ramos, ressaltou a importância desses espaços de memória da UFOP. "Fiquei impressionada com o cuidado e a valorização da história institucional. Ter um prédio dedicado exclusivamente ao Arquivo Central é fantástico, e o Museu da Farmácia reforça o papel essencial dos arquivos e museus universitários como guardiões da memória coletiva", comentou.
Já o arquivista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Wagner Ridolphi, destacou o alinhamento das práticas da UFOP com as tendências nacionais: "Os projetos apresentados, como o tratamento do legado do Assentamento Funcional Digital, mostram como o Arquivo Central da UFOP está em sintonia com as melhores práticas arquivísticas."
Ao fim do encontro, foi anunciado que a próxima edição do Enarquifes vai acontecer em Curitiba (PR) em 2027, dando continuidade à construção coletiva de saberes e práticas voltadas à preservação e gestão documental nas instituições federais de ensino.