Os professores do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Jorge Luís Costa e André Felipe Pinto Duarte e a professora do Departamento de Educação Matemática (Deema) Marli Regina dos Santos, em conjunto com os estudantes do Módulo Interdisciplinar de Formação MIF216 "Introdução ao Pensamento Computacional e à Programação na Educação", realizaram ao longo do segundo semestre de 2025 mesas-redondas sobre "Pensamento Computacional e Programação na Educação".
A atividade integrou as ações extensionistas do módulo, atendendo às exigências de curricularização da extensão nos cursos de licenciatura do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead).
A iniciativa busca enfrentar um dos principais desafios da educação contemporânea: implementar o Pensamento Computacional (PC) na prática docente, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Resolução CNE/CEB nº 01/2022.
Um dos diferenciais do trabalho foi o uso do pensamento computacional como heurística, uma estratégia que ultrapassa a dimensão da programação e apoia a resolução de problemas complexos em diferentes contextos educativos. Dessa forma, foi possível articular projetos plugados e desplugados, demonstrando que o pensamento computacional pode ser ensinado mesmo em escolas com recursos tecnológicos limitados.
Jorge Luís destaca a importância da ação, em especial na promoção do conhecimento: "Durante o MIF trabalhamos com a ideia de preparar os alunos para replicarem a experiência em suas salas de aula e serem multiplicadores dessa proposta nas escolas." Ele ainda sublinha o caráter lógico e resolutivo da proposta, que permite a organização do pensamento para resolver tarefas e solucionar problemas.