A Revista Ephemera publica o dossiê "Poéticas Negras e Periféricas no Contexto da América Latina: Performatividades, Dramaturgias e Pedagogias Contracoloniais - Parte 1". A edição, organizada pelo professor da UFOP Anderson Feliciano da Silva e por Altemar Di Monteiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é composta por textos inéditos relacionados ao tema do dossiê com tradução para o inglês, além de artigos livres (sem tradução para a língua estrangeira).
O volume, concebido como um convite à imaginação de presentes prenhes de futuros, reúne investigações e experimentações que exploram as negruras e negritudes no campo das artes cênicas e performativas, em uma interseção com as pedagogias e dramaturgias contracoloniais. Os autores propõem um olhar para as práticas artísticas, políticas e pedagógicas negras e periféricas da América Latina, compreendendo-as como territórios de reexistência e invenção de mundos.
A Ephemera é uma revista científica da UFOP, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), que tem como foco fomentar e divulgar pesquisas acadêmicas e reflexões críticas que buscam potencializar o desenvolvimento das Artes Cênicas.
A revista é dividida em três seções temáticas que buscam contemplar a diversidade de abordagens e temas vigentes na atual cena de pesquisa em artes cênicas: Dossiê, que aprecia um tema específico e pré-determinado pelo editor-chefe a cada edição; Artigos Livres, com textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros enviados em fluxo contínuo; e a seção Acontece, que recebe contribuições em diferentes formatos, como entrevistas, críticas, resenhas, entre outros.