Ir para o conteúdo

Trabalho de Iniciação científica de ex-aluno da UFOP ganha prêmio em Simpósio de Engenharia de Produção

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Intitulado "Eficiência Social e Responsabilidade Financeira em Minas Gerais", o trabalho de iniciação científica é de autoria do ex-aluno da UFOP Bruno Alysson de Almeida Veloso, do Departamento de Estatística, sob orientação do professor Diogo Ferraz, do Departamento de Economia da UFOP. A pesquisa recebeu o Prêmio de Melhor Artigo da área de Engenharia da Sustentabilidade durante o XXX Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

No trabalho, Bruno e seu orientador concluem que diversos indicadores não consideram a eficiência na utilização dos recursos financeiros e riqueza para gerar desenvolvimento humano no território mineiro. O artigo contribuiu para a criação de indicadores que podem avaliar a conversão da riqueza e gastos sociais em desenvolvimento humano em Minas Gerais por meio do método Data Envelopment Analysis (DEA) e comprovou que existe diferença entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tradicional e os indicadores relativos criados por meio do DEA.

Bruno está satisfeito com o resultado. Agora, ele espera "que este trabalho contribua significativamente para avanços na área de desenvolvimento humano". O ex-aluno da UFOP ressalta o papel da iniciação científica em seu aprendizado na análise de dados: "O período de desenvolvimento da iniciação científica foi importante para aprender como transformar as técnicas quantitativas em resultado útil para a formulação de políticas públicas. Foi muito interessante analisar os dados de Minas Gerais e poder gerar novos indicadores para as regiões mineiras".

O professor Diogo Ferraz também comenta a importância da iniciação científica para os estudantes da graduação, principalmente na introdução dos alunos à pesquisa. Além disso, segundo o docente, "a participação em congressos como esse da Unesp é um momento essencial para a divulgação dos resultados do projeto e demonstração de avanço científico para a área".

O artigo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acesse o texto completo.

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais