O questionário "Efeitos das Políticas de Cotas no Ensino Superior Público Federal: Acesso, Permanência, Oportunidades e Trajetória Profissional de Estudantes Negros" investiga as influências e desdobramentos dessa política na experiência estudantil e profissional de seus beneficiários.
O estudo busca observar questões como acesso à modalidades de assistência, presença nos espaços das instituições, participação em atividades extracurriculares e coletivas, além da reverberação dessas questões no mercado de trabalho.
Desenvolvida pelo Observatório de Políticas Raciais da Universidade Federal de Minas Gerais por meio de uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a pesquisa é destinada a estudantes e egressos da graduação, do mestrado e do doutorado das universidades federais que tenham ingressado a partir de 2016.
Embora o intuito seja alcançar os estudantes negros cotistas, a pesquisa pode ser respondida por todos, independentemente da forma de ingresso e dos marcadores sociais/demográficos.