Ir para o conteúdo

Professor da UFOP integra equipe do Minas é Cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Equipe do audiovisual da UFOP sentada em um campo com seus equipamentos.
O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha passa a colaborar diretamente com a equipe do Laboratório de Narrativas Audiovisuais (LANAv) e o projeto Minas é Cinema. A parceria é fruto de algumas ações desenvolvidas pelo professor na UFOP. As iniciativas são inseridas na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O convite para o docente integrar o grupo partiu da coordenadora do projeto, a professora Alessandra Souza Melett Brum, da UFJF.
 
O Laboratório de Narrativas Audiovisuais tem o objetivo a produção audiovisual e  pesquisa ligada à história da arte cinematográfica e seus pioneiros em Minas Gerais e no Brasil. Minas é Cinema é um projeto do grupo de pesquisa CPCine: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, constituído por professores e pesquisadores discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal Fluminense e com a entrada do professor Adriano Medeiros, a Universidade Federal de Ouro Preto.
 
O projeto foi iniciado na Zona da Mata Mineira e procura compreender a atividade cinematográfica em Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Um dos primeiros resultados da pesquisa realizada pelo grupo foi o livro Cinema em Juiz de Fora, publicado pela editora UFJF e lançado na II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em 2018.
 
O livro foi organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini e contou com um capítulo escrito por Adriano Medeiros, retratando o trabalho pioneiro do cineasta e exibidor João Gonçalves Carriço e sua Carriço Film.
 
Um novo passo da pesquisa de Adriano Medeiros dentro do grupo será apresentado durante o XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, que acontece de 20 a 24 de maio, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Confira a programação.

Veja também

10 Junho 2024

O aluno Bernardo Almeida Rocha, do curso de Engenharia de Produção da UFOP teve seu artigo "Trucss: Empreendimento Social Promovendo...

Leia mais

6 Junho 2024

O estudante Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP apresentou o artigo “Análise dos Sentimentos...

Leia mais

5 Junho 2024

A autora Marizabel Vieira Pacheco, aluna do curso Museologia da UFOP publicou o livro "Sinhá Olímpia de Ouro Preto", que...

Leia mais

4 Junho 2024

O aluno Luis Guilherme Godim da Fonseca do curso de Sistemas de Informação da UFOP teve parte dos resultados do...

Leia mais