Ir para o conteúdo

Laboratório para diagnóstico de Covid-19 recebe recurso e investe em infraestrutura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Túlio dos Anjos
O Laboratório de Epidemiologia da Escola de Medicina e o Laboratório Multiusuário de Diagnóstico Avançando do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) vão passar por adaptações. O objetivo é ampliar a testagem em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e João Monlevade, permitindo auxiliar no estabelecimento de políticas públicas para o enfrentamento da Covid-19. A meta é executar, no período de 12 meses, 10 mil diagnósticos moleculares e 4 mil sorológicos.
 
O grupo de pesquisadores trabalha desde março de 2020 para estabelecer protocolos para extração de RNA e realização do qRT-PCR, bem como para a sorologia. No momento, a capacidade instalada nos laboratórios permitem, diariamente, a extração de RNA de 50 amostras e a análise sorológica de 80 amostras.
 
O recurso, no valor de R$ 119.340,71, vem de uma parceria da UFOP com o Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto e vai ser utilizado para a finalização da estrutura de biossegurança dos dois laboratórios, para que sejam credenciados como NB2, mesmo nível do Laboratório de Imunopatologia do Nupeb que integra a RedeLab. Além de contribuir para as pesquisas de enfrentamento do novo coronavírus, os equipamentos solicitados vão garantir aos pesquisadores da UFOP um espaço multiusuário para o desenvolvimento de suas pesquisas. 
 
Segundo o coordenador do projeto, professor George Luiz Lins Machado Coelho, o Laboratório Multiusuário de Diagnóstico Avançado foi equipado com equipamentos transferidos da Escola de Medicina, cedidos pela professora Maria Terezinha Bahia. Quando for finalizada a estruturação, esse espaço estará apto para realização de diagnósticos moleculares. Outra parte do recurso desse edital será utilizado para dobrar a capacidade de análises sorológicas do Laboratório de Epidemiologia da Escola de Medicina. 
 
Ainda de acordo com o professor, os resultados obtidos no Laboratório Multiusuário darão suporte ao diagnóstico dos casos suspeitos de infecção pelo Sars-Cov-2." Os resultos obtidos nos inquéritos sorológicos poderão determinar a dispersão do vírus na população residente na microrregião dos Inconfidentes e de João Monlevade. Mas, para termos sucesso, é fundamental que tenhamos uma participação efetiva das equipes do programa Saúde da Família das secretarias municipais de saúde da região".

Veja também

4 Novembro 2024

O fóssil humano, supostamente datado de 10 a 12 mil anos e que faz parte do acervo do Museu de...

Leia mais

1 Novembro 2024

O I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, realizado em Belo Horizonte nos dias 30 e 31 de outubro,...

Leia mais

31 Outubro 2024

novembro_negro_-_destaque.png Rogério Bibiano O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Coletivo Negro Braima Mané, Movimento Negro de Mariana, Cotas...

Leia mais

30 Outubro 2024

A revista Ephemera, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da...

Leia mais