skip to content

Grupo de Pesquisa avalia segurança alimentar e nutricional de alunos da rede pública na pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (Gpensc) da Escola de Nutrição (Enut) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveu um estudo com o objetivo de monitorar a situação de segurança alimentar e nutricional nos domicílios dos alunos da rede pública durante a pandemia e neste momento de melhora do cenário da covid-19. O Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp) é realizado por professoras, doutorandas e alunos do curso de Nutrição e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto.
 
Em duas fases já realizadas, a pesquisa reuniu informações sobre condições socioeconômicas e de enfrentamento da pandemia, sobre acesso e disponibilidade de alimentos, segurança alimentar, e também sobre comportamento sedentário no âmbito das famílias. 
 
Os resultados foram repassados para os gestores dos municípios, para a comunidade escolar e para os diretores e professores. Aos pais e responsáveis, através do Whatsapp, o grupo de pesquisa enviou uma cartilha sobre alimentação saudável, com opções de lanches para as crianças, e receitas mensais para uma alimentação simples e saudável no dia a dia.
 
Em entrevista para a Rádio UFOP Educativa, a professora Raquel de Deus Mendonça, coordenadora do projeto Esanp, explicou o que significa a segurança alimentar e nutricional e destacou sua importância: "Muitas pessoas acham que segurança alimentar e nutricional está relacionada à higiene, mas não é só isso. Segurança alimentar e nutricional está relacionada ao direito que todos nós temos de ter um acesso regular, permanente, ou seja, sempre, a alimentos com qualidade e quantidade suficiente. O que isso quer dizer? Que todas as pessoas tenham, então, uma alimentação de qualidade e quantidade suficiente para ela e para seus familiares. Isso, respeitando a cultura, as práticas alimentares, os ambientes. Ou seja, segurança alimentar e nutricional fala do acesso ao alimento, mas sem comprometer as outras necessidades essenciais, ou seja, de estudar, de saneamento básico, de ter uma moradia. Isso é segurança alimentar e nutricional".
 
A terceira fase do estudo terá início em dezembro deste ano, com a seleção de uma equipe de entrevistadores que voltará a conversar com os participantes para acompanhamento das condições de segurança alimentar nos domicílios avaliados.
 
Em 2021, trabalhos produzidos a partir do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 foram apresentados em congressos como o Conbran, o V Conan e o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 
 
Conheça mais detalhes sobre o estudo na entrevista da professora Raquel à Rádio UFOP. 
 
A publicação com os resultados da linha de base também está disponível. 

Veja também

22 Novembro 2021

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) divulga o resultado preliminar dos projetos recomendados nos editais de seleção de...

Leia mais

22 Novembro 2021

O Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálises (LMU-MAN), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), da UFOP, integra...

Leia mais

17 Novembro 2021

O UpToDate é uma plataforma onde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos podem encontrar informações clínicas que ajudam a melhorar o...

Leia mais

17 Novembro 2021

O estudo foi publicado na revista Lancet Global Health pelo grupo Together Trial, do qual fazem parte o professor Leonardo...

Leia mais