A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançam edital de apoio financeiro para projetos institucionais de recuperação, preservação, digitalização e difusão de acervos científicos, históricos e culturais, protegidos por instituições como arquivos, bibliotecas, herbários, institutos, museus, entre outras.
Podem participar instituições de guarda qualificadas como Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas ou privadas, com custódia de acervos físicos e/ou digitais.
Pode ser financiados pelo edital, as seguintes propostas:
- Plataformas digitais de acesso e divulgação;
- Restauração, preservação e digitalização dos acervos;
- Ações para prevenção de riscos ao patrimônio, implementação de instrumentos de gestão e de acessibilidade comunicacional e de tecnologias assistivas;
- Pagamento de pessoal somente como contrapartida financeira, entre outras.
O edital foi anunciado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). São R$ 250 milhões de investimentos divididos em dois grupos temáticos: acervos científicos e acervos históricos e culturais. Desse valor, 30% será destinado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste.
Os interessados podem submeter uma única proposta por grupo temático, com prazo de execução de até 36 meses. O prazo de envio das propostas vai até 27 de janeiro de 2026, às 17h.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no
site.