A ex-aluna do curso de Ciências Econômicas da UFOP Maria Eduarda Souza Costa conquistou o primeiro lugar no 37º Prêmio Minas de Economia. O trabalho premiado é parte do TCC de Maria Eduarda, desenvolvido sob orientação da professora Francisca Diana Viana, do Departamento de Engenharia de Produção, e do professor Diogo Ferraz, do Departamento de Economia.
Com o título "Eficiência prisional em Minas Gerais (2021-2024): uma análise por meio da Data Envelopment Analysis (DEA) e do Índice de Malmquist", o trabalho busca analisar as estruturas sociais e estruturais do sistema prisional brasileiro. Para isso foram utilizados dois métodos quantitativos: o primeiro para medir a eficiência técnica anual e o segundo para avaliar a evolução da produtividade ao longo do tempo.
Segundo Maria Eduarda, a pesquisa sugere políticas públicas focadas na melhoria da alocação de recursos, ampliação dos serviços sociais, incentivo a modelos de gestão alternativos e redução da superlotação dos sistemas prisionais.
"O prêmio também reforça o compromisso da Universidade com pesquisas de qualidade e direcionadas aos desafios reais da sociedade. Pesquisas focadas na área de segurança pública evidenciam como a análise econômica é fundamental para compreender custos, incentivos, impactos sociais e uso eficiente dos recursos públicos", comenta.
A cerimônia de premiação foi na semana passada, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O evento é uma parceria entre o BDMG e o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), que visa apoiar as pesquisas acadêmicas voltadas para a área da economia.