Ir para o conteúdo

Estudo da Escola de Nutrição é selecionado por laboratório da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N na APS). O laboratório faz parte da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).
 
O LIS A&N identifica, seleciona e divulga experiências locais inovadoras com foco em alimentação e nutrição. São consideradas como inovadoras as iniciativas que dialogam com o conteúdo apresentado pela Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, sendo levados em consideração: abordagens teóricas, estratégias metodológicas, programas e ações de cuidado, educação permanente, gestão.
 
O HipertenSUS atuou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, de março de 2021 a dezembro de 2022. O estudo teve como objetivo a elaboração de materiais educativos digitais pautados no Guia Alimentar para a População Brasileira, a partir da metodologia de atendimentos nutricionais individuais para pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial. Durante a experiência, foram produzidos cartilha, vídeo animado e podcast.
 
Raquel Mendonça, pesquisadora e coordenadora do projeto, compreende a importância da escolha do estudo pelo laboratório, com base em dois pontos: "Primeiro, realizar pesquisa no Brasil não é uma tarefa fácil, há uma escassez de recursos. Outro ponto é a importância de desenvolver ações para aperfeiçoar o atendimento já realizado para a população pelo Sistema Único de Saúde. Assim, [a seleção do projeto] traz a importância de continuarmos trabalhando e desenvolvendo metodologias que possam ser empregadas na prática para o cuidado nutricional".
 
Participaram do estudo 195 pessoas, das quais 151 finalizaram os 6 meses de acompanhamento. No grupo supervisionado foi observada uma elevada adesão e uma redução dos valores da pressão arterial média de 134/85 para 127/80, além de aumento do consumo regular de frutas (de 64,1% para 80,8%).
 
O estudo compõe a lista de apenas três experiências selecionadas pelo LIS A&N em Minas Gerais.

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais