O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
O artigo "Sustentabilidade financeira e impacto social: uma análise do modelo de negócio da Amitis" foi apresentado online nesta segunda-feira (1º). O trabalho é orientado pela professora Ana Flávia Rezende, do Departamento de Administração, com colaboração do professor Luís Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e financiamento do CNPq, por meio do Programa de Iniciação Científica.
A pesquisa de Bernardo buscou investigar o funcionamento do modelo de negócio da Amitis, que utiliza tecnologia social e hortas hidropônicas para promover segurança alimentar, geração de renda e redução do desperdício de alimentos em comunidades vulneráveis. O estudo discute como a organização equilibra sustentabilidade financeira e impacto social, contribuindo para debates sobre inovação, negócios de impacto e gestão da sustentabilidade.
ENGEMA - O evento foi criado há 27 anos com o objetivo de discutir sustentabilidade no Brasil. Reúne anualmente pesquisadores, estudantes e profissionais do setor, com trabalhos avaliados em double blind review e publicados nos anais do encontro. A edição de 2025 ocorreu em formato híbrido e teve como tema "O caos global e os desafios da inovação para a sustentabilidade".
Para mais informações,
acesse.