Ir para o conteúdo

Aluna do mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais é destaque no 70° Congresso Nacional de Genética

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais (BIOMAS) da UFOP Lorena Carolina Pereira recebeu o prêmio de Menção Honrosa durante o 70° Congresso Nacional de Genética (International Congress of the Brazilian Genetics Society), promovido pela Sociedade Brasileira de Genética em Belém do Pará. A premiação ocorreu na categoria Genética e Melhoramento Vegetal e destacou o pôster de pós-graduação apresentado pela pesquisadora, que é parte de sua dissertação orientada pela professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) Patrícia de Abreu Moreira.
 

lorena_1_1.jpg

Arquivo pessoal
Pessoa sorri em frente a um pôster científico exposto em congresso, que apresenta pesquisa sobre genética de cactos. Usa crachá de identificação do evento e está em ambiente de exposição acadêmica.
Lorena Carolina no 70° Congresso Nacional de Genética.
O estudo desenvolvido por Lorena tem como foco o Arthrocereus glaziovii, um cacto microendêmico e ameaçado dos campos rupestres do Quadrilátero Ferrífero. Sua proposta é desenvolver um estudo voltado para a genética da espécie, considerando que ainda não existem informações básicas disponíveis nesse campo. Sobre o interesse pelo tema, Lorena afirma que foi imediato: "a genética sempre foi uma área da biologia que me atraiu, e a possibilidade de contribuir para a conservação de uma espécie ameaçada despertou ainda mais minha motivação".
 
A pesquisa traz informações inéditas sobre a espécie. Pela primeira vez, foi possível caracterizar a dimensão do genoma do A. glaziovii por meio da citometria de fluxo, a partir de amostras coletadas de indivíduos pertencentes a três populações distintas: Estação Ecológica de Arêdes, Monumento Natural Serra da Moeda e Monumento Natural Serra da Piedade. O tamanho estimado do genoma foi próximo ao de espécies conhecidas, como o mandacaru (Cereus jamacaru), e menor que o da palma (Opuntia ficus-indica), ambas nativas da Caatinga. O estudo também identificou variação no conteúdo de DNA entre diferentes tecidos da planta, fenômeno conhecido como endorreduplicação, comum em cactos e suculentas.
 
Além de gerar informações fundamentais para futuros trabalhos de conservação e diversidade genética, a pesquisa reforça a relevância da espécie, classificada como "Em Perigo" (EN) tanto pelo Ministério do Meio Ambiente quanto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 
 
Para Patrícia, a menção honrosa recebida por Lorena é um reconhecimento significativo da qualidade e relevância da pesquisa, já que este é um dos maiores congressos de genética da América Latina e um dos eventos mais relevantes da área em nível internacional. "Esse tipo de premiação valoriza o esforço científico e a dedicação no desenvolvimento do trabalho, além de destacar a contribuição para a área de genética e conservação", afirma a professora, para quem o prêmio "amplia a visibilidade da pesquisa dentro da comunidade científica, fortalece a rede de contatos com outros pesquisadores e pode abrir portas para futuras colaborações e oportunidades acadêmicas".
 
A participação no congresso também possibilitou à pesquisadora contato com referências internacionais da biologia vegetal, como os cientistas Douglas Soltis e Pamela Soltis. Lorena destaca que durante a apresentação "ambos demonstraram grande interesse nos resultados, especialmente na observação da endorreduplicação entre diferentes tecidos do cacto". Para ela, o reconhecimento de pesquisadores tão consagrados reforça a importância da investigação e abre novas perspectivas para a compreensão da biologia da espécie.

Veja também

2 Dezembro 2025

O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no...

Leia mais

2 Dezembro 2025

O curso de Computação da UFOP realizou a quarta edição do Workshop de Computação, em comemoração aos 34 anos de...

Leia mais

1 Dezembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou duas conferências em eventos em...

Leia mais

28 Novembro 2025

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP realiza uma Avaliação Sensorial de Barras de Frutas Mistas...

Leia mais