Ir para o conteúdo

Aluna de Letras tem pesquisa publicada em livro de Linguística Forense e Investigação Criminal

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A aluna do curso de Letras - Inglês da UFOP, Mariana Fuccio, teve sua pesquisa de iniciação científica publicada na coletânea nacional "Linguística Forense: reflexões e debates", organizada pelas professoras Cláudia Tullio, Caroline Hagemeyer e Cindy Gavioli-Prestes, do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense (GLPF) da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
 
O capítulo, escrito em coautoria com o orientador da pesquisa, professor Fernando Silvério de Lima, do Departamento de Letras (Delet) da UFOP, traz uma análise do crescimento da Linguística Forense no Brasil, com destaque para a ascensão do gênero True Crime, que favoreceu o interesse pelas investigações no campo da linguagem.
 
Intitulado "Um caso para a Linguística Forense: o estado-da-arte em pesquisas de pós-graduação no campo da Linguística Aplicada brasileira", o capítulo é fruto da pesquisa desenvolvida por meio do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic) que teve como foco o estudo do caso The Unabomber. O caso é o do ecoterrorista norte-americano Ted Kaczynski, que durante décadas enviou bombas caseiras para diversas pessoas nos Estados Unidos. O crime só foi solucionado por meio da metodologia de análise linguística, na década de 1990, quando a perícia de idioleto e estilo possibilitou ao FBI desvendar a identidade do criminoso a partir de textos que ele escrevia, algo inédito no Direito norte-americano.
 
Na UFOP, Mariana desenvolveu duas pesquisas de iniciação científica sobre Linguística Forense. Atualmente ela é bolsista de extensão no projeto Oficina de Pesquisa e integra o Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada e Estudos Histórico-Culturais (Laehc).
 
Acesse o livro

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais