Ir para o conteúdo

Webinários e workshop marcam programação de aniversário da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemora 51 anos de história no dia 21 de agosto. Uma programação de três dias, totalmente on-line, foi preparada para celebrar a data.
 
WORKSHOP - O workshop do programa Outlab abre a programação na quarta (19), a partir das 14h. O objetivo é estimular a capacitação de cientistas e pesquisadores de todo o Brasil para conectar pesquisas e laboratórios com a sociedade e o mercado. Acesse mais informações e inscreva-se. 
 
MESA - Na quinta (20), a partir das 14h, a mesa Transversalidades das Paisagens Culturais de Minas Gerais aborda os 300 anos de Minas Gerais.
 
A professora Yara Mattos conversa sobre o vídeo-documentário "Intercessões na Serra de Ouro Preto: memórias e identidades", produzido pelo Laboratório de Estudos em Arqueologia, Patrimônio e Museologia Comunitária (Lapacom), do Departamento de Museologia da UFOP. O filme reúne reflexões e depoimentos que representam a rede de atores que vêm tentando construir narrativas plurais sobre as memórias, identidades e referências culturais da Serra de Ouro Preto. 
 
Participa também da mesa a professora do Departamento de Letras Soélis Teixeira do Prado Mendes, que vai abordar a língua portuguesa setecentista na Capitania de Minas Gerais. A docente vai apresentar sua pesquisa realizada a partir de dados da língua portuguesa extraídos de manuscritos pertencentes aos arquivos do Pilar, em Ouro Preto, e da Casa Setecentista e da Cúria, em Mariana. O objetivo é mostrar como fenômenos linguísticos contemporâneos, considerados por muitos leigos como erros linguísticos, podem não ser tão atuais.
 
Uma outra abordagem sobre Minas Gerais é trazida pelo professor do Departamento de História da UFMG José Newton Meneses. Ele vai expor aspectos da comida regional do Estado a partir do final do século XVII. O docente busca, na premissa da diversidade de ingredientes, práticas alimentares e encontros culturais, a possibilidade de pensar a comida mineira na perspectiva da riqueza estrutural que lhe dá conformação de linguagem identitária e de gosto tradicional que, no tempo, se transmitem e se constroem (tradição e identidades) repletas de novidades e de contemporaneidades. 
 
A UNIVERSIDADE PÚBLICA - A programação termina na sexta (21), às 14h30, com a participação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil (UFG), que vai abordar a importância da universidade pública no Brasil. O tema ganha relevância com a previsão de redução orçamentária de R$ 1,4 bilhão na verba das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) — na UFOP, a redução pode ser de R$ 11 milhões de seu custeio e capital. A reitora Cláudia Marliére e o vice-reitor Hermínio Nalini vão participar do evento.
 
HISTÓRIA - A Universidade Federal de Ouro Preto foi criada no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores.
 
Atua valorizando as atividades acadêmicas que preveem experiências formativas para além das salas de aula e dos laboratórios, incentivando a participação em atividades de pesquisa e o diálogo entre a universidade e a sociedade, entre os conhecimentos acadêmicos sistematizados e os saberes populares, entre os resultados da pesquisa científica e as demandas da sociedade, e entre o ensino e a realidade social e profissional.  
 
Atualmente, são 14 mil alunos matriculados em 55 cursos de graduação, 50 de pós-graduação stricto sensu (25 de mestrado, 16 de doutorado e 9 de mestrado profissional) e 11 especializações. Mais de 1.800 docentes e quase 800 técnicos administrativos fazem a Universidade, que possui 11 unidades em três municípios mineiros, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A UFOP está equipada com mais de 100 laboratórios e desenvolve uma intensa gama de atividades nas diversas áreas do conhecimento.

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais