Ir para o conteúdo

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade encerra Edição 2022 com atrações para todos os gostos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Acentue Comunicação
O Festival de Inverno 2022 chega ao fim com o espírito da arte e da cultura renovados nas cidades mineiras Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Com uma ampla, gratuita e diversificada programação, o evento trouxe shows, espetáculos, exposições, mostras de filmes, oficinas e seminários. E as atrações continuam agitando o público neste fim de semana.
 
Nesta sexta, 15 de julho, a Praça da UFOP, em Ouro Preto, recebe os shows do DJ Afroboll, às 19h, e do Forró Manguacêra, às 21h. Já em João Monlevade, no Rock na Rua, a Praça do Povo é palco das apresentações da Banda Bonnapart, às 19h; dos Engenheiros Rock Brasil - Tributo a Engenheiros do Havaí, às 21h; e de Wilson Sideral - Tropical Blues, às 23h.
 
As artes cênicas ganham a tarde de sábado, 16 de julho, com o espetáculo Daquele naipe, de Camomila com Pimenta Coletivo de Arte Cênica, às 15h, no Bar do Guru (bairro Vila Aparecida, em Ouro Preto); e o espetáculo GRIÔ: tambores, princesas e baobás, da Cia 2x2, às 15h, na Praça do Povo, em João Monlevade. Ainda em Ouro Preto, a peça Sobre a Pele, da Cia DI Ninguém Núcleo de Investigação em Dança se apresenta, às 19h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP. O palco muda com o espetáculo Abismo, do Grupo Midiactors (UFOP), no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, às 19h.
 
A diversão continua garantida com cortejos culturais que misturam música, cênica e dança realizados no sábado em Ouro Preto. O Projeto Maracongo: um cortejo cultura com a Negro por Negro, de Brumadinho (MG), Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança (PE) e Grupos de Ouro Preto (MG), saem apartir das 16h, em cortejo da Praça Tiradentes com destino à Praça da UFOP. Os grupos ainda fazem apresentações na mesma noite na Praça da UFOP. O principal cartão postal da tricentenária Ouro Preto também é cenário para o Barroco Jazz e o Cortejo Música Viva se concentram na Praça Tiradentes, a partir das 16h30, e seguem levando muita alegria pelas ruas ouro-pretanas até a Barra. No sábado à noite, às 20h, na Praça Tiradentes, o público se encantará com a querida Orquestra Ouro Preto com o concerto Chaplin, em homenagem ao filme “O garoto”.
 
O domingo, 17 de julho, último dia do evento, é marcado por muita música. Às 15h, o Largo Marília de Dirceu recebe o Gerador de Canções. A partir das 18h, o público se encanta com o Desfile do Zé Pereira na Praça da UFOP. O show Macávima traz Brasilidades Tropicais, às 20h, e Gabriela Pepino fecha o Festival de Inverno 2022, às 22h, ambos na Praça da UFOP.
 
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Gorceix, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Aliança Francesa, além do apoio do Farid e da parceria institucional das Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Todas as atrações são gratuitas.
 
A programação completa pode ser conferida no site festivaldeinverno.ufop.br.

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais