Ir para o conteúdo

Confira a programação do Festival de Inverno neste fim de semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Larissa Pinto
Com: 
Acentue Comunicação
Espetáculos, shows, exposições e oficinas dão o tom do segundo fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019. De 12 a 14 de julho, as três cidades recebem mais de 50 atividades gratuitas.
 
Em Ouro Preto, na sexta-feira (12) acontece o Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, realizado de 8h30 às 17h30, na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Às 14h, no Anexo do Museu da Inconfidência, ocorre exibição do documentário “Só Dez por Cento é Mentira - A Desbiografia oficial do Poeta Manoel de Barros”. Às 19h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Convenções público pode conferir o espetáculo “Peixes”, apresentado por Ana Regis, trata de um tema bastante atual que é a violência contra mulheres.
 
A tarde de sábado (13), moradores e turistas podem participar do Corredor Cultura São José, a partir das 14h. No mesmo horário, o Anexo do Museu da Inconfidência apresenta uma programação especial para a criançada com filmes infantis. O Cortejo Louvação Ancestral - antepassados, presentes e Futuro, com Bença Valentim e Guarda de Moçambique, a partir das 18h, com concentração na Praça Mestre Agostinho no bairro Padre Faria. A noite ainda conta com o show “Da Nossa Natureza”, às 19h, na Casa da Ópera, com os músicos Cláudio Nucci, Dri Gonçalves, Rafel Lorga e Vittória Braun e um repertório variado, misturando interpretações de clássicos da MPB e composições autorais. Já o espetáculo “A lenda da cobra e do sapo e outras histórias”, é apresentado às 19h, no Teatro Ouro Preto do  Centro de Artes e Convenções da UFOP. Já às 20h30, tem o espetáculo “A Ascensorista”, na Casa da Ópera. No domingo (14), o Corredor Cultural acontece no bairro Antônio Dias, com show do Trio Regali, às 18h. O Anexo do Museu da Inconfidência apresenta a Mostra Mazzaropi às 18h30. 
 
Também estão disponíveis exposições no fim de semana. De sexta a domingo, de 13h às 18h, ocorre a mostra “Objetos e Indumentária Tropeira da Serra de Ouro Preto com Degustação da Culinária Tropeira”, no Espaço Cultural Cores, Flores e Sabores, Morro São Sebastião - Ecomuseu da Serra de Ouro Preto. A coletiva “O que a vida quer da gente é coragem” está na Casa dos Contos, de terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, de 10h às 15h; e segunda-feira, de 14 às 17h. Na Galeria de Arte Nello Nuno, duas exposições abordam a temática do bordado: o trabalho individual "Me Fazendo Caminho", de Conceição Romualdo; e a produção coletiva "Bordado: Criação e Arte", das alunas e ex-alunas do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop); a visitação é segunda a sexta, de 9h às 18h, e sábado e domingo, de 13h às 18h.
 
Já em Mariana, o destaque fica por conta do espetáculo “Pequeno Príncipe fora de órbita”, com o grupo teatral Dragoninos, no Espaço Sorriso em Passagem de Mariana, na sexta (12), às 20h. Além disso, no mesmo dia, são promovidas duas oficinas na Escola Estadual João Ramos Filhos: Mover-se: corpo e espaço na prática do Kung Fu, de 15h às 17h; Dança, Saúde e Movimento, de 17h às 19h. No sábado (13), de 13h às 18h, é realizada uma oficina de Lambe e Grafite, nos Tapumes da Igreja do Rosário.
 
A programação também é bastante intensa em João Monlevade. Na sexta (12), as atrações ocorrem na Praça do Povo: de 9h às 19h, ocorre Feira de Economia Popular e Solidária; às 19h30, tem show com a Banda Infocus; e às 21h, o local é palco do show “Antes de abrir os olhos” – Projeto Adriano George e Confraria do Groove nas Universidades convida a cantora Adrianna. 
 
Na manhã de sábado (13), às 9h, a Praça Sete recebe a Feira de Economia Popular e Solidária do Médio Piracicaba; além de apresentação das Meninas Cantoras da Escola Cônego Higino, às 10h, e brinquedos disponíveis para a criançada. Já à noite, o Festival de Inverno se transporta novamente para a Praça do Povo, com apresentação da Bateria da Atlética UFOP João Monlevade, às 18h30; show de Bonapart, às 20h; e Banda Dzarm, às 21h30.
 
Apresentação artística, troca de livros e brincadeiras são previstas no Piquenique Acordar Cultural, no domingo (14), a partir das 15h, na Praça Sete. O local também recebe oficina de Street Dance, às 16h.
 
CARAVANA - A Caravana Festival é uma ação que busca ampliar a interação com as comunidades locais, propondo ações de extensão universitária em bairros e distritos das três cidades onde o Festival é realizado. A programação é gratuita.
 
Neste domingo (13), o Bairro Saramenha, em Ouro Preto, recebe duas ações. A primeira traz uma demonstração de ginástica de trampolim, feita por alunos do projeto de extensão "Trampolim de Ouro", e atividades lúdicas. Fique atento: para participar, as crianças devem ir vestidas com roupas leves, que permitam liberdade de movimento.  Mais tarde, a partir das 14h, os participantes do projeto de extensão “Lutas para a Comunidade” mostrarão um pouco do trabalho desenvolvido na UFOP e realizarão uma atividade com pessoas da comunidade. Os dois eventos serão na quadra da Associação de Moradores do Bairro Saramenha de Cima.
 
Já os moradores do Bairro São Cristóvão poderão conhecer um pouco sobre o Kung Fu. Será feita uma apresentação da filosofia dessa luta, além da uma demonstração. Os participantes do projeto, que é desenvolvido no ICHS e no IFMG, realizarão ainda uma atividade prática com quem estiver na quadra. A ação vai ser na quadra do bairro.
 
O FESTIVAL - Esta é a 52ª edição do Festival de Inverno, que, em 2019, tem como tema central “Diálogos com os sertões das Gerais”, com objetivo de provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida tropeiro e sertanejo. Realiza, assim, uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina (distrito ouro-pretano). Trata-se de uma tradição de origem portuguesa que representa a luta entre mouros e cristãos, que, em Amarantina, são registradas como patrimônio cultural ouro-pretano desde 2011.  O Festival também registra os 50 anos de fundação da UFOP, que desde 2004 é a responsável pela promoção do evento. 
 
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Gorceix e as prefeituras locais e conta com o patrocínio da Vale. 
 
Para mais informações, acesse a programação completa no site do Festival.

 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais