Ir para o conteúdo

Mostra Noir é destaque na programação do Cine Vila Rica em fevereiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Realizada pelo Cine Vila Rica em parceria com o projeto de extensão Cine Odete Lara, do curso de Letras da UFOP, a mostra exibe filmes do estilo Noir durante este mês. 
 
O curador da mostra, Eduardo Inácio, ex-aluno do curso de Letras, descreve o estilo como um "drama criminal estilizado, criado nas décadas de 1940 e 1950". Nesse estilo, as sombras possuem grande profundidade tridimensional e o contraste é predominante. Os cenários são geralmente localidades urbanas e o roteiro retrata a violência em tons mais acentuados. Imagens em preto e branco são bem características desse tipo de produção. 
 
O curador destaca a importância da mostra para a população. "Sua proposta é revisar esse estilo e discutir suas convenções, além de fazer com que o telespectador entre em contato com produções mais antigas", comentou.
 
Confira a programação completa de fevereiro: 
 
Quinta (09) - 18h - "O perigoso adeus" (Robert Altman, 1973)
 
SINOPSE - O detetive Philip Marlowe (Elliott Gould) dá carona ao amigo Terry Lennox (Jim Bouton) até Tijuana. Pouco tempo depois, Marlowe descobre pela polícia que Lennox cometeu suicídio. Enquanto investiga o que de fato aconteceu, ele é contratado por uma bela mulher que deseja encontrar o marido alcoólatra, que está desaparecido. 
 
Sexta (10) - 18h - "Dublê de corpo" (Brian De Palma, 1987) - Com comentário de Eduardo Inácio 
 
SINOPSE - Após flagrar a namorada com outro homem, Jake Scully (Craig Wasson) precisa encontrar um novo lugar para morar. Em sua nova casa, o jovem ator descobre uma vizinha que tira a roupa todas as noites em frente à janela. Jake fica cada vez mais obcecado pela misteriosa mulher e começa a investigar a sua vida, se envolvendo em uma trama perigosa. 
 
Sábado (11) - 20h - "No silêncio da noite" (Nicolas Ray, 1950)
 
SINOPSE - O roteirista Dixon Steele (Humphrey Bogart) é conhecido por ter um temperamento bem explosivo, o que dificulta um pouco sua carreira. Steele tem a chance de recomeçar roteirizando um livro de grande sucesso, mas como não quer ler o livro, convida para ir a sua casa a funcionária da chapelaria Mildred Atkinson (Martha Stewart), para lhe contar a história com suas próprias palavras. Um pouco depois da meia-noite, ele diz para Mildred que está cansado, agradece a colaboração, dá a ela o dinheiro do táxi e se despedem. Mas naquela mesma noite ela é morta e Steele é o principal suspeito. Seus antecedentes de comportamento violento e seu macabro senso de humor acabam por complicá-lo ainda mais. Para sua sorte, Laurel Gray (Gloria Grahame), sua amável vizinha, lhe proporciona um álibi. Laurel era exatamente o que Steele precisava e a amizade deles rapidamente se transforma em amor, mas talvez as desconfianças, dúvidas e demônios internos de Dixon atrapalhem essa relação.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais