Ir para o conteúdo

Lançada campanha para auxiliar na qualidade do uso de medicamentos durante a pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rondon Marques Rosa
Coordenado pela professora da Escola de Farmácia da UFOP Renata Macedo do Nascimento, o projeto de extensão Farmácia de Ouro desenvolveu três produtos da campanha de promoção da qualidade do uso de medicamentos durante o período de isolamento social e combate à pandemia do novo coronavírus. 
 
O acesso aos medicamentos sofreu alterações temporárias. Novas normas começaram a serem aplicadas, uma para os profissionais e outra para os pacientes. 
 
“O objetivo final desse projeto é estimular o uso correto dos medicamentos e a segurança dos pacientes. Nosso grande foco é a promoção do uso de medicamento com qualidade, que nós chamamos de uso racional do medicamento“, conta a professora.
 
As informações são veiculadas em meio digital, pelo Instagram do projeto, e impresso, por panfletos distribuídos na Farmácia Escola. 
 
PROFISSIONAIS - Algumas das mudanças para os profissionais, devido à situação de emergência causada pela pandemia, incluem: o período de liberação dos medicamentos, autorização para recebimento de medicamentos caso o paciente seja do grupo de risco, quantidade de medicamentos, entre outros. Entenda melhor o que mudou. 
 
PACIENTES - Com a modificação da regulamentação sobre os medicamentos para quem faz uso regular dessas substâncias, os clientes devem se atentar às orientações. Uma das novas regras é que agora, em alguns casos, o paciente pode receber o medicamento em casa, mas para isso deve preencher os requisitos. Outra novidade é sobre as quantias máximas de remédio permitidas por prescrição. Veja o que mudou.
 
CHECK LIST - A terceira campanha contém orientações que as pessoas em geral devem seguir, caso precisem sair de casa para ir à farmácia. Os procedimentos listados servem para evitar aglomerações e contatos pessoais. Confira
 
O PROJETO - A Farmácia de Ouro é um projeto de extensão e um centro de farmacovigilância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) localizado na Farmácia Escola da UFOP, que atende a toda comunidade de Ouro Preto. É também um ambiente para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. A Farmácia de Ouro tem a participação de professores, graduandos do curso de Farmácia e farmacêuticas da Farmácia Escola.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais