Ir para o conteúdo

Inscrições abertas para palestra “A imigração chinesa no Brasil e a influência na cultura em Minas Gerais”

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) promove a palestra na próxima sexta (14) para celebrar o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. O evento será transmitido pelo YouTube, às 18h30min.

A palestra conta com participação da diretora chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense e professora da Universidade Normal de Hebei, Qiao Jianzhen (Ana Qiao). Também estarão presentes a historiadora e Diretora Interina do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Maria Margareth Monteiro, e o fotógrafo ouro-pretano Eduardo Trópia, cujo projeto "Barroco x Chinesice" mostra a presença de elementos chineses encontrados em igrejas de Ouro Preto e região. 

As inscrições podem ser feitas pelo formulário.

COMEMORAÇÃO - Os primeiros grupos de chineses a chegar ao Brasil vieram de Macau e desembarcaram no Rio de Janeiro por volta de 1812. A ideia de Dom João VI era iniciar o cultivo de chás no Brasil para comercialização, como já acontecia entre China e Europa. 

O Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado em 15 de agosto, celebra a primeira entrada oficial de chineses no País, por meio da embarcação Vapor Malange, em 1900.

O fluxo migratório se intensificou a partir da década de 1950, mas principalmente durante os anos 1980, com a abertura da China ao ocidente. Desde então, as relações entre China e Brasil se estreitaram, o que estimulou o intercâmbio social, cultural e econômico dos países.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais