O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Demat/ICEB) da UFOP recebeu, no último sábado (8), o Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (PIC Obmep), reunindo medalhistas de escolas públicas de diversos municípios de Minas Gerais premiados na última edição da competição.
As atividades foram desenvolvidas nos laboratórios de Matemática e no auditório do ICEB, com uma programação que incluiu gincanas, oficinas, palestras e minicursos, ministrados por convidados da própria Universidade e pelos 18 bolsistas do projeto.
O evento foi foi organizado pelos professores Wenderson Marques Ferreira e Vinicius Almeida do Demat e as atividades foram desenvolvidas por estudantes da UFOP, em parceria com bolsistas e ex-bolsistas da Obmep, além do apoio dos projetos Olimpíada de Matemática na UFOP, Cotas para quê(m)? e do Neabi.
De acordo com Wenderson Marques Ferreira, professor do Demat e coordenador do PIC-MG10 da Obmep, o encontro representa “uma oportunidade para que os bolsistas do programa, residentes em diversas cidades da região central de Minas e da Zona da Mata, possam vivenciar um momento de aprendizado em Matemática, por meio de minicursos, palestras, oficinas e gincanas, além de promover a integração entre os participantes. Muitos alunos estudam em turmas online, e o encontro presencial é uma chance de contato direto com seus colegas e professores”.
O estudante do curso de Licenciatura em Matématica, Lucas Oliveira Faria, de 18 anos, ex-integrante do PIC Obmep em Conselheiro Lafaiete e medalhista da competição, participa do programa desde o 7º ano do ensino fundamental e, atualmente, é professor. Para ele, “foi incrível ver tantas crianças interessadas em Matemática. Esse evento é uma forma de criar laços com elas e reconhecer o esforço dos alunos que se dedicaram ao PIC durante o ano. O evento tem evoluído bastante — agora temos camisetas, crachás — e é muito gratificante saber que tenho alguma parte nisso”.
Os participantes Igor Brumana de Lima e Inácio Henrique Barboza Silva, ambos de 15 anos, também destacaram a importância do encontro presencial. “Eu acho muito importante esse evento porque a gente reencontra vários amigos que fizemos ao longo do ano no PIC online e também tem a oportunidade de ter aulas mais práticas, de conhecer laboratórios e essa universidade tão boa”, afirmou Igor.
“Pra mim é muito importante estar aqui porque é uma oportunidade diferente, uma interação mais humana, mais viva. Isso incentiva a gente a se dedicar ainda mais ao projeto do PIC. O melhor momento hoje foram as aulas; o pouco que eles mostraram já fez a gente aprender bastante”, completou Inácio.
A coordenação nacional da Obmep é feita pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os medalhistas são bolsistas do PIC Jr e, localmente, o PIC é coordenado pela regional MG10, sediada na UFOP.