Ir para o conteúdo

Dia C da Ciência integra as comunidades: ouro-pretana e universitária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Praça Tiradentes, em Ouro Preto, mergulhou na ciência nesta quarta (17). Foi o Dia C da Ciência, uma mobilização que envolve universidades e instituto federais de todo o País, inclusive a UFOP. Robótica, química e filosofia foram alguns dos temas abordados por projetos que levaram conhecimento para a comunidade.
 
A tenda quase lotada, próxima ao Museu da Inconfidência, recebeu a apresentação do projeto "Saberes sobre alimentação e medicamentos na comunidade quilombola de Vila Santa Efigênia: aliando o conhecimento químico ao saber quilombola".

diac-1essa.jpg

Tuila Dias

Aluno e professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da UFOP, Cristian Júnior Damasceno e Gilmar Pereira de Souza explicaram as reações químicas que acontecem durante as etapas de preparo de guloseimas, caldos e chás considerados como medicinais pela comunidade quilombola.
 
Efisângela Janie Casemiro dos Anjos, 38, e Andréia Maria de Paula, 40, moradoras da Comunidade, foram convidadas a compartilhar um pouco dos saberes sobre alimentação e medicamentos. "São ensinamentos e receitas de família, minha avó passou para minha mãe, que disse para mim. A 'dipirona caseira' é um caso. O chá da semente de laranja fervida em um pouco d'água resolve qualquer dor de cabeça", ressalta Andréia.
 
"O doce é muito gostoso, parece os que tinha na casa do meu avô, me traz boas memórias", disse Vitor Araujo de Souza, 11, sobre o doce de mamão verde ralado preparado durante a oficina. Segundo o professor Gilmar, a literatura quilombola afirma que o doce faz bem ao sistema digestivo.

 

Dentro do Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto (REMOP), o Planetário Móvel, fruto do projeto de extensão Astronomia na Comunidade e Itinerante, coordenado pelo professor do Departamento de Turismo Gilson Nunes, mostrou curiosidades sobre os astros e as galáxias. O projeto Van, Viajando com a Ciência completou a discussão levando para a Praça ferramentas de observação dos astros, além de objetos de orientação por meio deles.

diac-9_1.jpg

Tuila Dias

O estudante do curso de Engenharia Geológica e bolsista do projeto, Guilherme  Soares, ressaltou a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. "No Dia C da Ciência podemos mostrar para a comunidade ouro-pretana o que pesquisamos na UFOP, além de aproximar Universidade e comunidade, quebrando barreiras sociais", destaca.
 
O evento contou  também com outros projetos, como o Carro Biblioteca, além de apresentações de experimentos científicos realizados por bolsistas dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Ciências e de Química, Minemática, além dos projetos do Convergência e Jornalismo (ConJor).
 
ROBÓTICA - As equipes de robótica da UFOP foram as que mais chamaram a atenção dos adolescentes. Uma das tendas abrigou duas equipes, Rodetas Robô Clube e Sucatão, compostas por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Metalúrgica, de Controle e Automação, de Produção e de Minas. 
 
A Equipe Sucatão se destacou com as oficinas de programação e montagem de robôs. As estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação Sofia Pereira Campos e Anna Cristyna Martins Barros orientaram os estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II que participaram. A aluna do 1º ano do ensino médio Beatriz Ferreira da Silva, 16, definiu a oficina como enriquecedora: "A escola nos trouxe aqui para conhecer coisas novas e a oficina despertou o meu interesse pela Engenharia Robótica. Programar é muito legal!" 

A bacharel em História Lucy Araujo, 40, mãe de um dos participantes da mesma oficina, explicou a importância de eventos com O Dia C da Ciência: "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia valoriza o conhecimento científico e popular, além disso, relembra o desenvolvimento e conhecimento proporcionado pela Ciência." 

diac-29_1.jpg

Tuila Dias

DIA C DA CIÊNCIA - Realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma mobilização das universidades e institutos federais brasileiros. Este ano, o evento teve como tema "Ciência para Redução das Desigualdades", relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. 

Acesse o site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação e saiba mais sobre o evento.
 

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais