Ir para o conteúdo

Cine Vila Rica exibe segunda parte da "1ª Mostra de Cinema da Francofonia"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A mostra traz filmes com grande variedade de estilos e temas, refletindo a diversidade da cultura e da sociedade francesa atual.
 
Dia - 10/04
18h - Akissi (2022)
 
Sinopse: Akissi é uma garotinha, a caçula da família, que sonha em ter um irmãozinho ou uma irmãzinha. Enquanto está a caminho do mercado, ela conhece um macaquinho fofo, a quem ela chama de "Boubou". Depois de viver uma série de aventuras com ele e seus amigos, a menina terá que enfrentar um novo desafio: convencer sua família a receber o macaquinho brincalhão como seu novo irmãozinho!
 
18h30 - Bólido (2021)
 
Sinopse: Verão de 2031, 40º na sombra. Enquanto os carros e a gasolina estão proibidos e há poucos veículos elétricos em circulação, Saadia entende que a formação em mecânica que lhe foi imposta a levará diretamente ao desemprego. Para fazê-la sorrir novamente, seus dois melhores amigos, Charly e Titi, contam uma piada: E se o carro do futuro fosse um cavalo! A ideia pega e Saadia troca sua scooter elétrica por um enorme burro de carga, que ela traz ao coração de seu conjunto habitacional de baixa renda e batiza de Bólido.
 
19h - Playlist (2020)
 
Sinopse: Sofia tem 28 anos. Ela gostaria de ser designer, mas seria muito mais fácil se ela tivesse feito uma escola de arte. Ela multiplica experiências românticas e profissionais. Tome muitos golpes, dê alguns: isso é aprendizado. Em sua cabeça fica o loop de Daniel Johnston, que canta que "o verdadeiro amor acaba caindo em cima de você". Mas Sophie se pergunta se ele está dizendo a verdade.
 
Dia - 11/04
 
18h - Aya de Yopougon (2012)
 
Sinopse: Final dos anos 1970. Costa do Marfim. Em Yopougon, um bairro popular de Abidjan, mora Aya, uma jovem de 19 anos que leva a vida a sério e prefere ficar em casa estudando a sair com as amigas. Aya divide seus dias entre escola, família e suas duas melhores amigas: Adjoua e Bintou, que só pensam em curtir a vida tranquilamente, aproveitando cada momento. Mas as coisas dão errado quando Adjoua fica grávida. O filme parte de uma história em quadrinhos em 6 volumes (Gallimard, 2005) que foi traduzida para 15 idiomas e agora é adaptada para o cinema por seus criadores: a autora Marguerite Abouet e o designer Clément Oubrerie.
 
20h - Adeus idiotas (2019)
 
Sinopse: Quando Suze Trappet descobre, aos 43 anos, que está gravemente doente, ela decide ir em busca da criança que foi forçada a abandonar quando tinha 15 anos. Em sua busca administrativa, ela vai conhecer JB, um homem maduro que está vivendo um burnout no trabalho, e o Sr. Blin, um arquivista cego com entusiasmo impressionante. Os três embarcam em uma missão tão espetacular quanto improvável.
 
Dia - 12/04
 
18h - Calamidade: A infância de Martha Jane Cannary (2020)
 
Sinopse: Um comboio de pioneiros está a caminho de Oregon, no extremo oeste. A última família a se juntar ao comboio é a do Sr. Cannary. Ele é pobre e sua esposa está morta. Sua filha mais velha, Martha Jane Cannary, assume muitas responsabilidades. Durante essa jornada difícil, seu pai é ferido. O papel de Martha Jane será ampliado com diversos aprendizados. 
 
20h - A última dança (2022)
 
Sinopse: Germain, de 75 anos, vive uma aposentadoria contemplativa, praticando uma ociosidade indecente, alimentada por uma leve misantropia. Lise, sua esposa há 50 anos, cuida de tudo em casa e enche alegremente sua agenda com atividades artísticas e voluntárias. No dia em que Lise morre repentinamente, a vida de Germain é então invadida por sua família, que lhe impõe uma vigilância contínua, causando infelicidade ao idoso.
 
A entrada é gratuita.
 

 

Veja também

27 Maio 2024

O Projeto “Capoeira para Todos” faz parte do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da UFOP e tem o...

Leia mais

27 Maio 2024

Com o tema “Semana da Diversidade: cultivando empatia, compreensão e respeito mútuo para alcançar uma sociedade inclusiva e equitativa”, o...

Leia mais

9 Maio 2024

A diretoria da Escola de Medicina (Emed) da UFOP lançou neste mês o projeto “MedUFOP pelo mundo”, que tem como...

Leia mais

24 Abril 2024

O coletivo Transvê Poesias, criado por alunos da UFOP, homenageou o poeta brasileiro Manoel de Barros na Festa Literária Abril...

Leia mais