Ir para o conteúdo

UFOP e IFMG celebram início de projeto que une ações de apoio ao distrito de Antônio Pereira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Patrícia Pereira
O lançamento do programa acontece na segunda-feira (19), às 19 h, de forma remota, com a participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do diretor geral do IFMG, Reginato Fernandes dos Santos, de representantes da Samarco e de entidades do distrito. 
 
O programa é fruto de uma iniciativa de servidores das duas instituições que culminou na participação em um edital interinstitucional entre UFOP, UFMG, UFV e IFMG/OP. A aprovação da proposta garantiu recursos da Vara do Trabalho de Ouro Preto e do Ministério Público do Trabalho advindos de multas trabalhistas decorrentes do rompimento da barragem da Samarco. 
 
Denominado "UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira", o programa prevê o desenvolvimento de três ações definidas a partir de demandas apresentadas pela comunidade:
 
a) Acalento - grupo de cuidado e acolhimento de Antônio Pereira 
b) Curso profissionalizante de panificação e quitandas
c) Pereira.LAB! - curso de informática e robótica
 
As ações do programa foram elaboradas de forma coletiva, envolvendo representantes da Associação Arte Mãos e Flores, Associação das Costureiras Vale da Benção, Associação Mãos que Brilham, Grupo de Desenvolvimento de Antônio Pereira (GDAP), Casa Escola, Brigada do Bombeiro Civil, Campo Manuel Furtado, igrejas Católicas e Batista, Associação Musical Senhora da Lapa e Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo. 
 
Além dessas entidades, também se envolveram instituições e órgãos públicos do distrito, como a Escola Estadual Daura de Carvalho, Escola Estadual Antônio Pereira, Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como o Serviço Nacional de Emprego (SINE), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Rede de Atenção Psicossocial ― os três últimos ligados à Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
 
As atividades serão coordenadas pelos professores da UFOP Aisllan Diego de Assis (Medicina), Cristiano Luís Turbino de França e Silva (Engenharia de Produção) e Silvia Mendonça Vieira (Ciência e Tecnologia de Alimentos) e pelos técnicos-administrativos Flávio Andrade e Gilceia Freitas Magalhaes (Pró-Reitoria de Extensão).

Para acompanhar o evento, os interessados podem acessar o link do Google Meet.

 

Veja também

29 Março 2023

26999_o_menino_do_quarto_branco.jpeg divulgação O Cine Vila Rica, em parceria com a produtora Dragão Fantástico, exibe a estreia do filme "O menino...

Leia mais

14 Outubro 2022

Três servidores da UFOP foram convidados para participar da Mostra Arte de Toda Gente, que tem como tema "Patrimônio na...

Leia mais