Ir para o conteúdo

UFOP realiza curso de tecnologia digital para professores de João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Em uma parceria entre a UFOP e a Secretaria de Educação de João Monlevade para o desenvolvimento de um projeto para o ensino de tecnologia digital foi criado o "Programa de Formação dos Profissionais da Rede de Ensino". Voltado para os professores da rede municipal de Monlevade, o objetivo é a formação de gestores, co-gestores e coordenadores, por meio da criação e uso de recursos digitais que possam auxiliar no aprendizado, aliando as atividades pedagógicas às tecnologias educacionais.

O projeto, que teve início em março deste ano, é coordenado pelos professores do Departamento de Computação e Sistemas de Informação (Decsi) da UFOP Janniele Araújo, Samuel Brito, Gilda de Assis e Vicente José Amorim.

Para Janniele "promover o ensino, o engajamento e a atualização dos profissionais da rede de ensino municipal de João Monlevade no uso das tecnologias digitais permite, além de ampliar a motivação com o tema e desenvolver habilidades, promover a melhor utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo programa Educação Conectada do governo".

Sob orientação dos coordenadores, os cursos são ministrados pelos bolsistas do projeto Matheus de Paula, aluno do curso de Engenharia da Computação, Sarah Fonseca Carlos, aluna do curso de Engenharia de Produção, e João Vitor Gomes e Higor Luís Guimarães, alunos do curso de Sistemas de Informação. 

Aproximadamente 250 professores, gestores e secretários de escolas da rede municipal se inscreveram para o projeto.

Ainda de acordo com Janniele, o maior desafio foi reajustar o programa para o ensino remoto. "Alguns participantes possuem acesso precário à internet e pouco ou nenhum conhecimento de tecnologias digitais".

A expectativa é que as novas turmas sejam abertas em novembro. 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais