Ir para o conteúdo

Programa de educação a distância produzido pelo Cead entra na programação da TV UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A TV UFOP disponibiliza em seu canal do YouTube e na TV a cabo a série de vídeos "EaD: como você faz?", criada pelo professor Lélis Maia de Brito, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP.
 
A série tem como objetivo oferecer dicas sobre o planejamento e a organização das aulas no ensino a distância. Nos vídeos são abordados temas como planejamento de conteúdo, atividades de aprendizagem e comunicação e design instrucional. 
 
De acordo com o professor Lélis, "a ideia era criar um guia simples, objetivo, genérico, que tivesse clareza e que fosse algo rápido de ser visto. Além disso, gostaria de encorajar alguém que nunca ministrou um curso na modalidade a distância a comprar essa ideia".
 
Lélis afirma que a distribuição do material pela TV UFOP é essencial para alcançar outros professores. De acordo com ele, o material está sendo utilizado para capacitação dos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto e da própria UFOP sobre tecnologias digitais para o Período Letivo Especial (PLE). 
 
A parceria com a TV UFOP surgiu pela mobilização dos canais de TVs educativas em produzirem e organizarem conteúdos que pudessem ajudar o professor a enfrentar o desafio de trabalhar remotamente. "Trabalhando junto com o Cead, tanto nessa iniciativa quanto na exibição das aulas de gestão pública, estamos aproveitando um conteúdo de qualidade gerado dentro da própria Universidade para a nossa programação, ao mesmo tempo em que usamos nosso alcance para levar esses vídeos a um público mais amplo do que o Cead poderia ter em seus canais", afirma o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher. 
 
Segundo Mírian Assumpção e Lima, coordenadora do Departamento de Gestão Pública do Cead, "a parceria com a TV UFOP é muito importante não só pelo público que podemos atingir, mas também pela melhoria na qualidade do material divulgado".
 
O canal de TV a cabo da TV UFOP pela Valenet tem cobertura em cerca de 70 cidades do interior de Minas Gerais, enquanto o canal do YouTube possui 6.120 inscritos, com um total de 1,3 milhão de visualizações. Já a TV Web soma 3 milhões de visitantes. A série entrou na programação da TV na última semana, quando passou a lançar um vídeo por dia no canal do YouTube e na série de TV "Aulas abertas Cead".

 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais