Ir para o conteúdo

Exposição curricular de Museologia permanece aberta até sexta (23)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
Agô é a exposição desenvolvida por estudantes do sétimo período do curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O trabalho, orientado pela professora e coordenadora do curso, Priscilla Arigoni, é produto de uma análise social que busca refletir sobre a falta de representação das variadas manifestações culturais de origem afro-brasileira nos espaços institucionais de memória, os museus, em particular no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.

O nome escolhido para a exposição é rico em significados. Agô é uma árvore cultuada como divindade. Seus adoradores a consideram um elo entre o centro da Terra e todo o alto do céu. O dentro e o fora, o fechado e o aberto. De alguma forma, representa a dualidade entre vida e morte. Além de árvore, Agô é parte do vocabulário yorubá e significa algo entre "licença" e "bênção". Uma forma simbólica de remeter à constante necessidade a que os falantes da língua ou seus herdeiros se veem submetidos ao pedir permissão para manifestar sua tradição pelo mundo. 
 

corpo.jpg

Lívia Ferreira
A simbolização da árvore Agô no início da exposição
 
O recorte sócio-espacial da exposição é produto de um ano de leituras e pesquisas nos acervos de Ouro Preto. O resultado encontrado foi Mina Jeje, nome como era conhecida a região onde atualmente se encontram os países de Gana, Togo, Benin e pequena porção da Nigéria. A região foi selecionada por concentrar os domínios técnicos e tecnológicos específicos sobre a extração do ouro. Os costamineiros eram exímios mineradores, conhecedores dos princípios de engenharia, construção, forjamento de instrumentos e ferramentas, fundição de metais, entre outros.

Os povos negros da região de Mina Jeje foram violentamente trasladados para as Américas, com destino ao trabalho compulsório. Em terras brasileiras, a adaptabilidade ao território e ao meio social foi necessária e a criatividade foi instrumento de sobrevivência. Agô, então, contempla a dinâmica das manifestações e conhecimentos pulsantes do povo que ajudou a movimentar os motores da antiga Vila Rica.

Jackson dos Santos, estudante do sétimo período do curso de Museologia e membro da equipe de pesquisa que deu vida à exposição, afirma que "o negro é sempre representado no contexto de tortura e escravidão, nunca mencionado como pensante e produtor cultural, sempre como objeto do olhar subjugador do branco".

A partir dessa premissa, a turma procurou movimentos negros de Ouro Preto, como o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), assim como pesquisadores e colecionadores que pudessem oferecer elementos para compor o corpo da exposição. Eduardo Evangelista Ferreira (Du da Mina do Veloso), Luiz Antônio Rodrigues (Chiquitão) e Ane Souz foram os nomes que emprestaram a maioria dos objetos e fotografias expostas.

Para Dayane Paes, também estudante do sétimo período do curso de Museologia e integrante da equipe que reuniu o acervo, "existe essa deficiência de objetos e aspectos culturais afro-brasileiros nos museus pela falta de cuidado e de estratégias de conservação, devido à cultura de não valorização desses bens ou, até mesmo, pela destruição proposital como forma de apagar do mapa esse histórico brasileiro, o que explica termos de preferir meios alternativos de captação desse material".
 
MINA JEJE - Por que Mina? Pela região, a Costa da Mina, colonizada por Portugal e local de extração de ouro. Jeje é um termo que significa estrangeiro.

A denominação é justificada pela própria constituição de Mina Jeje. A região foi estabelecida pela reunião de uma miríade de povos, vindos de variadas aldeias, províncias e reinos. Dessa forma, criou-se uma suposta etnia Jeje, assim como uma suposta língua Jeje. Porém, não há como afirmar com precisão quais povos ou quais variações linguísticas prevaleciam na região. O que se sabe é que existem na África quatro troncos linguísticos e que os dialetos falados na região da Costa da Mina compartilhavam o mesmo tronco, conhecido como Congo-Cordofiano.
 
A exposição está aberta para visitação até sexta (23), entre 9h e 18h, no prédio da EDTM, no campus Morro do Cruzeiro. 
 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais