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Seminário de Internacionalização destaca democratização do ensino de línguas estrangeiras na UFOP

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Laura Borges
Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro de Línguas e Culturas (Clic) e o trabalho realizado por estudantes e docentes do Departamento de Letras (Delet) com o intuito de democratizar e promover a internacionalização da Universidade por meio do ensino de línguas estrangeiras.
 
O diretor de Relações Internacionais da UFOP, Anderson Gamarano, ressaltou a importância do Clic por facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos estudos culturais e linguísticos, que abrangem os idiomas inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, chinês e português para estrangeiros. Ele destacou que "o objetivo é aproximar os estudantes dos idiomas disponíveis, ampliando assim as oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior". Anderson informou que a UFOP possui parcerias com 92 universidades ao redor do mundo e enfatizou a expansão da internacionalização e a variedade de idiomas oferecidos na Instituição.
 
As professoras Viviane Pimenta e Jhuliane Evelyn, coordenadora e vice-coordenadora do Clic, respectivamente, apresentaram um projeto com foco na formação de alunos para atuar como professores, o qual teve início em 2021, durante a pandemia. Neste ano, o projeto oferece aulas de inglês nos três campi da UFOP e conta com a parceria do Banco Santander, que concedeu bolsas e materiais a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Jhuliane ressaltou que o objetivo da ação vai além do acesso ao estudo da língua inglesa, destacando que "aprender outras línguas é aprender outras culturas, é lidar com o diferente".
 
Durante a apresentação, os estudantes que atuam como professores no Centro compartilharam entusiasticamente suas experiências. Bianca, aluna do curso de Letras-Inglês da UFOP, destacou a importância da experiência para aqueles que desejam seguir carreira na docência. Mariana, também aluna do Delet, enfatizou que o projeto é uma experiência verdadeiramente democrática e gratuita, salientando a responsabilidade da universidade pública em oferecer esse tipo de acesso.
 

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