Ir para o conteúdo

UFOP é parceira no Hospital de Campanha de Ouro Preto inaugurado na segunda (13)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Flickr Prefeitura

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma das parceiras na montagem do Centro de Enfrentamento à Covid-19, conhecido como Hospital de Campanha, em Ouro Preto, inaugurado no espaço da antiga fábrica de tecidos no bairro Caminho da Fábrica. O hospital possui 50 leitos com oxigênio e, a principio, terá 12 respiradores. A UFOP já cedeu alguns equipamentos e insumos e avalia a possibilidade de ceder profissionais da área da saúde, uma vez que as aulas presenciais estão suspensas. Além disso, as equipes que atuarão no atendimento estão sendo treinadas por professores e técnicos da Universidade.

hospital_de_campanha2.jpg

Flickr Prefeitura
Leitos do Hospital de Campanha

A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, ressaltou a importância das instituições se unirem neste momento de pandemia e vê Ouro Preto como referência no combate à Covid-19. "Por meio de parcerias é que estamos conseguindo fazer um trabalho como este. A cidade é patrimônio mundial e turístico, e com essas iniciativas e medidas preventivas poderemos salvar vidas. Nossa responsabilidade neste momento é salvar vidas, tanto em Ouro Preto como em outras cidades da região". 

O médico perito da UFOP, Paulo Sérgio Brandão, destacou a importância do hospital, lembrando que a inauguração acontece exatamente um mês depois daquele 13 de março, quando foram iniciadas no Brasil as medidas frente à pandemia. "Pouco sabemos da história do vírus e da doença, por isso temos que tomar todas as atitudes possíveis". 

Pelos números oficiais, Ouro Preto registrou 75 casos suspeitos até o momento. Todos foram descartados para Covid-19. 

OUTRAS CONTRIBUIÇÕES - A UFOP vem contribuindo junto ao município com várias atividades de combate ao coronavírus. Dentre as ações diretas para o Hospital de Campanha, além da destinação de profissionais da saúde — médicos, enfermeiros, técnicos etc, —, vem produzindo protetores faciais. Uma primeira remessa foi entregue na sexta-feira (3/4). Professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade participam também de iniciativas, como a análise do banco de dados municipal para identificar o perfil dos acometidos, a distribuição geográfica e expansão, dentre outras abordagens epidemiológicas, e a produção de sabonete líquido, álcool em gel e solução sanitizante para as mãos para doação à Prefeitura Municipal de Ouro Preto. 

Veja outras iniciativas da UFOP

Assista ao boletim da TV UFOP de 10 de abril com imagens do Hospital de Campanha e entrevista com o médico Paulo Sérgio Brandão: 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais