Ir para o conteúdo

Projeções e protocolos de conduta são discutidos pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Contando com a presença da reitora Claudia Marliére, o Comitê se reuniu na quinta (16) e discutiu a projeção dos prazos de retorno para a atividades presenciais da UFOP. Como já foi indicado pelo Ministério da Educação, a retomada do calendário só deve ocorrer no início de 2021.
 
Da mesma forma, o funcionamento regular de áreas de suporte, como os restaurantes universitários e bibliotecas, também será dimensionado apenas para o próximo ano. O escalonamento está em discussão e será definido em discussão com os demais setores.
 
Os projetos de definição das condutas de segurança que estão em elaboração vão fazer parte de um compilado organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com o material criado por todas as universidades federais. O objetivo é democratizar propostas nas diversas áreas envolvidas na organização do ambiente acadêmico durante e pós-pandemia.
 
Enquanto isso, está em andamento a estruturação para realização do Período Letivo Especial. Para o atendimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade com dificuldade de acesso digital, está em discussão a possibilidade da aquisição de dispositivos de conexão de banda larga, assim como de dar suporte para aluguel de equipamentos.
 
Todas as iniciativas são no sentido de manter os estudantes em sua cidade de origem, evitando o deslocamento para as cidades ondem estudam neste momento. O deslocamento não é recomendado, por isso foram pensadas essas ações para dar suporte ao ensino remoto.
 
Também para o próximo ano, está sendo planejado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 de janeiro. A comissão organizadora solicitou 1.400 posições de carteiras para a realização das provas no ambiente da UFOP. O Comitê apontará os protocolos que devem ser seguidos para que a o processo seletivo ocorra com a maior condição de segurança possível.
 
CORREÇÃO – Em correção aos dados divulgados na última semana, o parâmetro conhecido como R0, que mede o índice de contaminação nas cidades, foi atualizado. Esse dado é uma das referências para a avaliação de melhora ou piora do cenário, o que vai ajudar na definição do cronograma de retomada, quando for possível. Quanto menor a taxa, menor o número de transmissão da doença, que cresce de forma exponencial. 
 
Veja o indicador das 10 cidades com maior quantidade de alunos da Universidade:
 
Belo Horizonte – 1.096064
Conselheiro Lafateie – 1.134993
Contagem – 1.077820
Itabira – 1.130493
Itabirito – 1.175207
João Monlevade – 1.102421
Mariana – 1.171044
Ouro Branco – 1.086762
Ouro Preto – 1.101729
Santa Bárbara – 1.114527
 
Minas Gerais – 1.106247

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais