Ir para o conteúdo

Professor da UFOP assina artigo sobre ineficácia do distanciamento social vertical

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

A partir de simulações numéricas possibilitadas pelo modelo SEIR-Net, a publicação demonstra que a política de distanciamento social vertical é ineficaz para conter a pandemia do novo coronavírus. A análise foi produzida tendo como referência a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, mas conclusões semelhantes se aplicam igualmente a outras cidades. 

Para entender melhor a questão: existem diferentes estratégias de políticas públicas de saúde para conter surtos de novas doenças — ainda sem os medicamentos e vacinas específicos que curem e impeçam a transmissão — como a Covid-19. A principal delas é a adoção do distanciamento social, que visa reduzir a velocidade de transmissão do vírus. No distanciamento social horizontal, é restringido ao máximo possível o contato entre as pessoas, mas são mantidos os serviços essenciais. Já no distanciamento social vertical, grupos sociais considerados mais vulneráveis — como idosos e pessoas com doenças crônicas — ficam isolados, o que não garante a intermissão do contato com pessoas infectadas, assintomáticas ou não, tornando mais difícil o controle da pandemia. 

O professor do Departamento de Estatística (Deest) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP, Ivair Ramos Silva, é um dos pesquisadores que assinam o artigo. Ele explica que o modelo matemático epidemiológico compartimental adotado, o SEIR-Net, possibilita "modelar" determinada parcela da sociedade em "categorias" específicas: pessoas suscetíveis (S), expostas (E), infecciosas (I) e retiradas (R). 

Além disso, conforme o pesquisador, "como caso particular relevante para a temática de isolamento vertical, neste artigo, criamos os grupos de acordo com as frações de cada faixa da população, o que possibilitou avaliar cenários para os casos de Covid-19 sob diferentes dinâmicas de contato entre as pessoas das diferentes faixas etárias, que é a ideia do termo isolamento vertical". 

O artigo, enfim, compara as duas situações de isolamento a um "cenário-controle", sem nenhuma intervenção para distanciar as pessoas umas das outras. A situação do distanciamento vertical é quase tão ruim quanto aquela sem nenhum distanciamento, em termos do número de infectados e da aceleração do número de casos. 

Por outro lado, desde que aplicado com a mesma intensidade a todos os grupos etários, o distanciamento horizontal reduz significativamente o número total de infectados e "achata a curva de crescimento da doença". O material suplementar do artigo fornece ainda detalhes sobre a implementação do código do modelo na linguagem R. 

Leia o artigo na íntegra.

EQUIPE – O estudo desenvolvido reúne pesquisadores das diferentes áreas da ciência: Estatística, Matemática, Física, Computação, Medicina e Engenharia. A iniciativa nasceu no departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderada pelo professor Ricardo Hiroshi Takahashi, e agregou representantes da UFOP, como o professor Ivair Ramos; da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também da Polícia Civil de Minas Gerais.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais