Ir para o conteúdo

Planejamento, prevenção e monitoramento pautam reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução/Google Meet

A previsão é que as atividades acadêmicas presenciais na UFOP só retornem de forma integral em 2021, quando será necessária a adoção de um protocolo de biossegurança para eliminação ou minimização dos impactos. Entre as novas condutas que seguem recomendadas, está a limpeza das mãos, com água e sabão ou com álcool 70%, preferencialmente em gel.

No planejamento desse cenário futuro, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus dimensionou duas formas de disponibilização do álcool gel nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade. Uma delas é a estruturação de pontos de abastecimento de frascos que vão ficar disponíveis nos ambientes de trabalho e a outra é a implantação de totens nas entradas de maior circulação para o saneamento das mãos na entrada e saída desses lugares. 

Esse dimensionamento está definindo os processos de compra de insumos para este ano e o próximo, e de aquisição ou produção dos totens a serem implantados. 

ACOMPANHAMENTO DA CONTAMINAÇÃO – O Comitê continua acompanhando os dados de disseminação da Covid-19 nas cidades onde a UFOP tem unidades acadêmicas e em outras cidades com maior procedência de estudantes.

São elaboradas duas formas de acompanhamento da incidência da doença na população dessas cidades: a R(t) e a média móvel. 

A R(t) é o acompanhamento ao longo do tempo de outro dado, o R0, uma estimativa do potencial de infecção de cada indivíduo baseada nos dados disponibilizados.

Taxa de R0 das cidades monitoradas:

Minas Gerais – 1,1962
Belo Horizonte – 1,1106
Congonhas – 1,0959
Conselheiro Lafaiete – 1,1474
Contagem – 1,1317
Itabira – 1,1406
Itabirito – 1,2030
João Monlevade – 1,1083
Mariana – 1,1803
Ouro Branco – 1,0865
Ouro Preto – 1,0967
Santa Bárbara – 1,1144

Outra análise, a média móvel, faz uma ponderação com base nos dados de uma semana para evitar que a curva sofra grandes distorções devido à divulgação de muitos casos em um único dia, o que pode ser decorrente do acúmulo no processo de análise e não da contaminação, necessariamente.

Nesse caso, as taxas negativas mostram uma regressão da contaminação. Os valores entre zero e 15 demonstram uma certa estabilidade. Acima disso, a contaminação é considerada alta. Veja o acompanhamento da média móvel das mesmas cidades em julho.

mm.png

Reprodução/Google Meet
Tabela mostra os municípios com maior procedência de estudantes da UFOP

OUTROS ENCAMINHAMENTOS – Em atendimento a um ofício da Prefeitura do Campus (Precam), foram elaboradas orientações para o trânsito de pessoas e para o fluxo de amostras em locais de teste da Covid-19 na UFOP. Também foi recebida a solicitação da Precam de parecer técnico sobre a retomada de atividades da obra de conclusão da primeira fase do Prédio do Centro Mínero-Metalúrgico da UFOP. Serão enviados os protocolos necessários para a retomada dessa atividade.

Outro ofício, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), solicita colaboração para um repositório virtual das experiências e deliberação das Instituições Federais de Ensino Superior. Devem ser disponibilizados planos de biossegurança e de contingência, protocolos, descrições de cenários, meios didáticos e pedagógicos desenvolvidos, orientações e estudos, bem como o plano global da Universidade neste momento de pandemia. 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais