Ir para o conteúdo

Pesquisadoras da UFOP atuam contra o novo coronavírus e em defesa da população diabética

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com a pandemia do novo coronavírus, diversos projetos de pesquisa e extensão da UFOP precisaram readaptar as atividades. Entre eles, estão o projeto de iniciação científica "Avaliação do autocuidado no tratamento do diabetes mellitus em pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde no município de Ouro Preto" e o projeto de extensão "Ampliando os saberes em saúde", que divulgam junto aos profissionais de saúde, universitários e à população dos municípios de Ouro Preto e Mariana, conhecimentos técnico-científicos em linguagem simplificada e atual. 
 
Para a professora e pesquisadora Neila M. Silva-Barcellos, da Escola de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPG-CiPharma), "neste momento de enfrentamento da Covid-19, as ações voltadas aos grupos de risco, entre os quais se insere a população diabética, são essenciais". Neste contexto, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), são fundamentais para o acompanhamento e assistência aos pacientes acometidos com o tipo mais comum da doença, a diabetes mellitus tipo II, geralmente assintomática. 
 
Com isso em mente, a doutoranda Bruna de Carvalho Mapa e a mestranda Andrea Gomides, orientadas pela professora Neila dentro do PPG-CiPharma, uniram esforços aos projetos de iniciação científica e de extensão para a produção e divulgação de material informativo e educativo contra a Covid-19, distribuído para profissionais da saúde e pacientes diabéticos atendidos pelas UBS de Ouro Preto e Mariana. 
 
Na página do projeto de extensão, os informes abrangem desde os cuidados básicos até os aspectos particulares da doença para pacientes diabéticos; o novo prazo de validade das receitas liberadas pelo Programa Farmácia Popular; e também os melhores procedimentos de limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares e das Unidades de Saúde.
 
O material é enviado diretamente para as prefeituras e coordenadorias das Unidades. No entanto, este ainda é um primeiro passo. "Nesta semana foi finalizada uma colaboração efetiva com o município de Ouro Preto que objetiva capacitar de forma remota os agentes que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia", explicou Neila. Parte de um projeto maior do PPG-CiPharma, o "UFOP em ação – Prevenção e rastreamento de risco para Covid-19 nos municípios de Mariana e Ouro Preto" pretende rastrear os casos suspeitos nos municípios e auxiliar as equipes de atenção primária em saúde no monitoramento de pessoas em isolamento domiciliar e daquelas consideradas grupos de risco.
 
EQUIPE - "Avaliação do autocuidado no tratamento do diabetes mellitus em pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde no município de Ouro Preto" é um projeto de iniciação científica (Pivic/Propp) desenvolvido pelas bolsistas de iniciação científica Aline Bedetti, da Escola de Medicina, e Ítala Marzano, da Escola de Farmácia. É coordenado e orientado pela professora Neila M. Silva-Barcellos, da Escola de Farmácia. O projeto de extensão "Ampliando os saberes em saúde" é coordenado pela professora Nancy Scardua Binda, também da Escola de Farmácia.
 
Já o projeto do PPG-CiPharma, "UFOP em ação – Prevenção e rastreamento de risco para Covid-19 nos municípios de Mariana e Ouro Preto", foi idealizado pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Jacqueline de Souza, com o objetivo de movimentar e unir vários docentes do PPG no enfrentamento da Covid-19 nos municípios de Ouro Preto e Mariana, e conta com a atuação dos professores da Escola de Farmácia Renata C.R. Macedo do Nascimento, Vanessa de Almeida Belo, Wander de Jesus Jeremias.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais