Ir para o conteúdo

Mais um recurso de orientação da Covid-19 é disponibilizado para a comunidade acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi instituído na UFOP no início da pandemia com o objetivo produzir materiais e definir parâmetros que auxiliem na tomada de decisões pelos responsáveis pela gestão da Universidade. O objetivo é indicar a melhor forma de execução de atividades com a condição de segurança possível, mas as decisões não são nem serão tomadas pelo Comitê. Os conselhos institucionais, a Reitoria, as diretorias de unidade e demais responsáveis pela gestão é que devem usar esses direcionamentos para as suas deliberações.
 
Nesse sentido, o Comitê tem se debruçado na produção de um Protocolo de Biossegurança que possa contribuir com as discussões sobre a retomada das atividades presenciais, quando isso for possível. Entre as ações, estão em elaboração os indicadores que vão possibilitar o entendimento do grau de risco de contaminação de acordo com a progressão da doença nas cidades monitoradas, que mostrarão os cenários de retomada feita por fases.
 
APLICATIVO - Um outro recurso, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação e já disponível para toda a comunidade acadêmica, é a possibilidade de indicação da própria situação e de busca de orientações por intermédio de uma atualização do aplicativo MinhaUFOP. 
 
Os novos recursos serão instalados em duas fases. A primeira é a possibilidade de professores, técnicos administrativos e estudantes indicarem como está sua situação atual em relação à Covid-19. Entre outras informações, a pessoa deve responder se já foi diagnosticado com a doença e qual exame fez, escolhendo entre três opções:
 
- RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction): detecta o RNA no SARS-CoV-2 em amostra da nasofaringe (pelo nariz do paciente) obtidas por meio de swab (material parecido com um cotonete);
 
- sorologia: verifica a resposta imunológica do corpo à doença a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG. É realizado com uma amostra de sangue e sua análise depende de equipamentos laboratoriais específicos (por exemplo, leitor de ELISA);
 
- testes rápidos: coloca-se uma gota de sangue no dispositivo do teste (cassete), que, em um período de 15 a 30 minutos, reage de acordo com a presença dos antígenos ou de anticorpos. Têm sensibilidade menor que os outros exames, ou seja, nem sempre o teste será capaz de realizar o diagnóstico. Pode ser feita fora do laboratório por não depender de equipamentos específicos.
 
A segunda fase de instalação do aplicativo é a disponibilização de um levantamento de informações que, ao dar as informações sobre sua situação, a pessoa receberá. Isso inclui indicações sobre o risco de contaminação ou orientações sobre os cuidados a serem tomados.
 
Ainda nesta fase, será possível fazer o rastreio nos locais em que provavelmente a pessoa diagnosticada com Covid-19 circulou, com o alerta para quem pode ter tido contato com ela. Esse recurso usará como parâmetro as atividades acadêmicas e outras informações de circulação que forem disponibilizadas, como a moradia, por exemplo. A identidade será preservada e não será usado o rastreio de localização por GPS.
 
Para fazer uso desse recurso, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo MinhaUFOP no Google Play ou na App Store. No menu, na lateral esquerda, aparecerá a opção "Autoavaliação Covid-19".
 
PAINEL COVID-19 - Verifique agora como está a situação nas cidades monitoradas e em Minas Gerais.
 
 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais