Ir para o conteúdo

Escalonamento e protocolo são temas de reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

As etapas e as condutas de retorno das atividades presenciais da Universidade quando for possível pautam as diretrizes de biossegurança que estão em produção pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. O escalonamento e o protocolo das atividades foram discutidos na reunião desta sexta (26).

ESCALONAMENTO - As definições para o estabelecimento de cada etapa serão calculadas de acordo com as informações das microrregiões das cidades nas quais a UFOP tem unidades acadêmicas. O modelo a ser usado tem como base o que foi elaborado em outras localidades do Brasil e no exterior. 

O objetivo é determinar o momento seguro de retorno das atividades, avaliando a capacidade do sistema de saúde dentro da microrregião, com a disponibilidade de leitos, comparada com o acompanhamento do aumento ou redução de casos confirmados e de internações.

Para a decisão do faseamento, os cruzamentos das taxas serão classificados na gradação de baixo, médio e alto risco. Com os dados seria possível criar as fases de bandeiras que definiriam os encaminhamentos.

A projeção é que a mudança entre uma fase e outra somente ocorra a cada 30 dias ou mais, de acordo com a avaliação técnica da progressão da situação.

PROTOCOLO – O uso de insumos de higienização, as práticas de limpeza, a ocupação dos ambientes e outras definições serão estabelecidas de forma adaptada a cada unidade acadêmica. A proposta é que sejam organizados protocolos localizados, acompanhados por comitês de biossegurança setoriais, com os parâmetros apresentados.

O número de servidores e estudantes, a circulação, as atividades acadêmicas necessárias e outras demandas de ofertas de atividades deverão ser cruzadas com os espaços na definição das condutas, tendo a limitação de ocupação de cada espaço definida.

OUTROS ENCAMINHAMENTOS – Também foram pontuados parâmetros adicionais para a aquisição de insumos relacionados com o combate ao coronavírus. Parte do dimensionamento contará com a projeção apresentada pelos diretores de unidades acadêmicas, que serão consultados por meio de um instrumento eletrônico.

Sobre a circulação de pessoas sem o uso de máscara, o Comitê solicitou uma avaliação técnica sobre os aspectos jurídicos e possibilidades de procedimentos para diminuir o risco de contágio pela falta de uso do componente de prevenção. 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais